PRÓ-TV


ISMAEL NETO


O nome completo de Ismael Neto era Ismael de Araújo Silva Neto. Ele nasceu na cidade de Belém, capital do Pará, em 7 de dezembro de 1925. E faleceu no Rio de Janeiro, em 31 de janeiro de 1956. Foi cantor, compositor, arranjador e violonista.Foi integrante do grupo musical: “ Os Cariocas”.Deixou vários discos gravados.

Ismael Neto foi o criador do grupo vocal: “ Os Cariocas”.

Esse grupo ganhou muita popularidade e teve grande atuação, na época da Bossa Nova.Seus arranjos vocais,eram a quatro ou seis vozes. E essa foi a grande diferença dos demais conjuntos, que cantavam a três vozes.

Segundo o estudioso da música popular brasileira e cronista Ruy Castro, a importância de Ismael Neto, como arranjador musical, está ainda para ser estudada e devidamente valorizada. Sua importância é muito maior, do que até hoje é definida. Em seu livro: “ Chega de Saudade”, Ruy Castro diz que Ismael Neto “ era realmente um prodígio”.

Seus discos:

-“Afinal”, “ Baile da Roça”, “ Canção da Volta”, “ Marca na Parede”, “ O Último Beijo”,” “Valsa de Uma Cidade”. Fez músicas com os parceiros:: Nestor de Holanda e Antônio Maria.

Foi compositor de clássicos do MPB, como é o caso da música: “ Valsa de Uma Cidade”, uma homenagem ao Rio de Janeiro.

Ismael Neto foi casado com a cantora Heleninha Costa. Ele era irmão de Severino Filho e também da cantora Hortência Silva.

Sua morte: Inesperadamente o cantor veio a falecer, quando estava com apenas 30 anos, por doença não bem explicada.

No conjunto:“ Os Cariocas”, entrou em seu lugar, sua irmã Hortência Silva.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais