PRÓ-TV


ISAURA GARCIA


Isaura Garcia sempre foi maisconhecida como Isaurinha. Ela nasceu em São Paulo, no bairro da Mooca, em 26 defevereiro de 1919. Iniciou sua carreira em 1938. Bonita, graciosa, sempreteve boa voz, mas precisou entrar em um concurso de cantores, na Rádio Record,para ser classificada e uns tempos depois ser contratada. Sua família tinha umaloja que vendia bebidas, no bairro do Brás. E Isaurinha ajudava aengarrafarvinhos. Enquanto isso, cantava.Aos 13 anos foi ao programa da Rádio Cultura:”A Hora da Peneira”. Foi eliminada. Um ano depois é que foi àRecord, no programa de Otávio Gabus Mendes e foi aprovada.

Quando começou acantar, Isaurinha tinha como companhia nos programas, o cantor Vassourinha. Ambosfaziam sucesso e, pode-se dizer que foi inspirado neles, que os donos daemissora, a família Paulo Machado de Carvalho, inclinaram-se para fazer umaemissora musical. O mesmo tendo acontecido com a emissora de televisão, que foiinaugurada anos depois. Isaurinha ali ficou para sempre. E ela, que no começoinspirava-se em Carmem Miranda e Aracy de Almeida, depois foi ganhando estilopróprio e se tornando, para muitos, a maior cantora brasileira.

Suas músicas fizeram sempresucesso. Em 1941, lançou:”A Baratinha”.E ainda no mesmoano:”Aproveita Bebeléu”e “O Telefone Está Chamando”.Em 42,lançou:” O Aperto de Mão”e “Teleco-Teco”. Em43:”Batendo na Minha Porta”; “Duas Mulheres e UmHomem”;”O Que Há Com Você”. Em 44, “LindaFlor”, mais conhecida como:”Ai, Ioiô”. No mesmo anoainda:”Não Era Adeus”e “Adivinhe Coração”. Em45:”Barulho no Morro”. Em 46, fez grande sucesso o:”De Conversaem Conversa”;”Mensagem”, que ficou quase como que um hino para acantora;”Amor Impossível”;”Edredon Vermelho”e” Nego”.Só nesse ano gravou quatro músicas.

Isaurinha era um sucesso alucinante.Gravou depois “Teu Retrato”, com Nelson Gonçalves; “Prêmio deConsolação”;depois gravou:”Seresteiro”;”Pé deManacá”, de Hervê Cordovil;”Eu Não SouLouco”;”Aladim”;”Nunca”;”Contra-senso”;”MocinhoBonito”;”Contando Estrelas”;”Deixa PraLá”;”Se Deus me Desse”; “Cansei deIlusões”;”Foi a Noite”; “E Daí?”;”Meditação”; “Água de Beber”; “Tem Bobo PraTudo”. Em 1958, Isaurinha gravou o LP:”Personalíssima”.Mais tarde gravou músicas em homenagem a cantores. Gravou:”Martinhoda Vila e Dolores Duran, na Voz de Isaura Garcia”e “Ary Barroso eBilly Blanco, na Voz de Isaura Garcia”; “Chico Buarque e Noel Rosa, naVoz de Isaura Garcia”. Pela Gravadora Eldorado , lançou:”IsauraGarcia-Documento Inédito”, com músicas de Roberto Carlos, Erasmo Carlos eDorival Caymmi.

Além de excelente cantora, IsauraGarcia também fez filmes. Atuou em:”Caídos do Céu”, em 1946; edepois em :”Estou Aí”;”Na Senda do Crime”;”Carnaval emLá Maior”;”Vamos com Calma”;”Guerra aoSamba”;”Vou Te Contá”.

Sobrinha do célebre pintorGiuseppe Pancetti, Isaura Garcia foi considerada à sua época, a maior cantorabrasileira e era chamada de:”A Personalíssima”.

Isaura Garcia é falecida.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais