PRÓ-TV


ISAURA BRUNO


Isaura Bruno nasceu em 23 de junhode 1916, em Vila Ribeiro, Fazenda Santana, interior de são Paulo. Após perdero pai com 3 anos e a mãe, quando estava com 11 anos, foi criada pela avómaterna, mas foi expulsa da casa, após a morte desta. Não quis ir trabalhar naroça,e foi trabalhar na casa de uma família,para ajudar na cozinha.

Apesar detodas as dificuldades,foi crescendo,mudando de emprego e ficou umamocinha alegre, que gostava de ir aos bailes, às gafieiras, depoisdo trabalho, onde se reunia com outras domésticas. Sempre com a preocupaçãode sairdeles antes da meia noite, pois no dia seguinte tinha de trabalhar. Massuas dificuldades não tinham terminado. Isaura Bruno engravidou, sem estarcasada e então não podia dormir no emprego.Mas não tinha casa.

Dormiaem abrigos, em igrejas, em casarões antigos,onde alugava uma cama. E a filhaacabou morrendo de pneumonia, com poucos meses da idade. Isaura sofreu, mas nãoperdeu sua paixão pelas gafieiras e pelos bailinhos. O diretor de rádioe mais tarde de televisão Walter Forster viu Isaura em um desses bailes ea convidou para trabalhar no filme:”Luar do Sertão”.

Era o ano de1949 e nascia ali uma estrela. Quando veio a televisão, Isaura Bruno teve amelhor chance de sua vida.Foi convidada para fazer o papel de Mamãe Dolores, nanovela:”O Direito de Nascer”. Em 1965. Essa novela explodiu,principalmente no eixo Rio- São Paulo. Na verdade Isaura já tinha sidoconvidada e tinha feito um papel de sucesso, a Tia Anastácia, na novela:”Sítio do Pica-Pau Amarelo”,em 1964. Mas com o êxito de MamãeDolores, ela ficou adorada e foi realmente considerada uma estrela. Seu últimotrabalho foi em 1969, na Rede Globo de Televisão, quando atuou na novela:”A Cabana do Pai Tomás”.

A atriz faleceu em 1977 , mas não foijamais esquecida.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais