PRÓ-TV


ISABELLA


Isabella, cujo nome era Maria Luiza Cerqueira Campos, nasceu na cidade de Mundo Novo, na Bahia, em 27 de julho de 1938. E faleceu no Rio de Janeiro, em 2 de fevereiro de 2011.

Isabella foi modelo e atriz de cinema , de televisão e de teatro.

Quando estava com 20 anos, Isabela quis ser aeromoça. Empregou-se na Panair e fez muitas viagens. Depois decidiu-se por viver na Europa, onde ficou por alguns anos. Foi modelo na França, desfilando pela Maison Dior, uma das mais importantes casas de moda. Por sua beleza,impressionava a todos. E também fez cursos para aprender interpretação e arte.

Isabella voltou ao Brasil em 1960 e foi aprimorar-se no Tablado, famosa escola de teatro e no Conservatório Nacional de Teatro.

Em 1962, a atriz estreou na peça: “ A Prima Dona”.

Foi nesse ano também que, a convite de Carlos Manga, Isabela atuou no cinema, fazendo a última chanchada da Companhia Atlântica:”Os Apavorados”, ao lado de grandes nomes do cenário artístico nacional: Oscarito, Nair Belo, Vagareza. Em seguida fez: “ Cinco Vezes Favela”,.

Isabella tornou-se musa do cinema nacional.

Em 65, fez: “ Desafio”. Em 66: “ Terra dos Homens”. Em 67: “ Proezas de Satanás”. Em 68 ganhou um grande papel “ Capitu”, do romance: “ Dom Casmurro”, que lhe deu o Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante, no Festival de Belo Horizonte.

Na mesma época, atuou em teatro, fazendo espetáculos musicais. Em 65, fez: “Chão de Estrelas, em 68. Depois fez: “Viver é Perigoso”.

Em 1968, Isabella fez na Televisão Globo a novela: “ Passos dos Ventos”e“ Rosa Rebelde”. Na década de 70, participou do: “ Sítio do Picapau Amarelo”.

Isabella casou-se com o diretor de cinema Paulo César Saraceni. Mas quando se separou, mudou-se para a cidade de Resende, interior do Rio de Janeiro.

A atriz fez ainda inúmeros filmes. Fez: “ O Bravo Guerreiro”, “ Pedro Diabo”, “ Sou Louca por Você”, “ A Cama Ao Alcance de Todos”. “ Barão Otelo”. “ As Quatro Chaves Mágicas”, “ Lúcia Mccartney”, “ A Possuída dos Mil Demônios”, “ Bela Certeira”, “ A Lira do Delirio, “ Lerfa Um”, “ Parceiros de Aventuras”, “ O Mundo a Seus Pés”, “ Brasília 18%” e “ Panair do Brasil”. Este foi o último, em 2007 e teve a direção do importante cineasta Nelson Pereira dos Santos.

Isabela casou-se então com Carlos Frederico e quando este morreu, voltou a residir na capital.

A atriz sofria de câncer e veio a falecer em 2011, aos 72 anos de idade. Seu corpo foi cremado no Cemitério do Caju.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais