MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ISABELLA


Maria Luiza Cerqueira Campos, que ficou conhecida como Isabella ou em algumas publicações como Isabella Cerqueira, nasceu na cidade de Mundo Novo, na Bahia, em 27 de julho de 1938.

Quando estava com 20 anos, Isabella quis ser aeromoça. Empregou-se na Panair e fez muitas viagens pela empresa aérea para o exterior. Depois decidiu viver na Europa, onde ficou por alguns anos. Foi modelo na França, desfilando pela Maison Dior, uma das mais importantes casas de moda. Por sua beleza, impressionava a todos. E também fez cursos de interpretação e arte.

Isabella voltou ao Brasil em 1961 e foi aprimorar-se no Tablado, famosa escola de teatro carioca e no Conservatório Nacional de TeatroEm 1962, a atriz estreou na peça “A Prima Dona”.

Foi nesse ano também que, a convite de Carlos Manga, Isabella atuou no Cinema, fazendo a última chanchada da Companhia Atlântica, que foi ”Os Apavorados”, ao lado de Oscarito, Nair Belo e Vagareza. Em seguida fez “Cinco Vezes Favela”.

Nos anos 1960, Isabella se tornou musa do cinema nacional, atuando em “Desafio”; “Terra dos Homens”; “Proezas de Satanás na Vila do Leva e Tráz”, e em 1968, ganhou um grande papel em “Capitu”, baseado no romance “Dom Casmurro”, que lhe deu o Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Belo Horizonte.

Na mesma época, atuou em Teatro, fazendo espetáculos musicais como “Chão de Estrelas” e “Viver é Perigoso”.

Em 1968, Isabella fez na TV Globo duas novelas, “Passos dos Ventos” e “Rosa Rebelde”. Na década de 1970, participou do “Sítio do Picapau Amarelo”.

Isabella se casou com o diretor de cinema Paulo César Saraceni. Mas quando se separou, mudou-se para a cidade de Resende, interior do Rio de Janeiro.

A atriz fez ainda vários filmes: “O Bravo Guerreiro”; “Pedro Diabo”; “Sou Louca por Você”; “A Cama ao Alcance de Todos”; “Barão Otelo no Barato dos Milhões”; “As Quatro Chaves Mágicas”; “Lúcia McCartney”; “A Lira do Delirio”; “Lerfa Um”; “Parceiros de Aventura”; “O Mundo a Seus Pés”; “Brasília 18%” e o documentário “Panair do Brasil”.

Isabella sofria com um câncer de mama e veio a falecer em 02 de fevereiro de 2011, aos 72 anos de idade, no Rio de Janeiro.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação