PRÓ-TV


ISABEL RIBEIRO


Isabel Ribeiro nasceu na cidade do interior paulista, Jundiaí, em 8 de julho de 1941. Seu nome todo é Frederica Isabel Iatti Ribeiro. Quando pequena, ela sonhava em ser médica e trabalhar em pesquisas. Descendente de uma pequena família de imigrantes poloneses, teve que abandonar os estudos, antes de ingressar em faculdade, para poder trabalhar e ajudar a família.

O teatro apareceu em sua vida meio por acaso. Fez um curso de política estudantil e conheceu um grupo, que a encaminhou a fazer sua primeira peça infantil, que foi: ” A Bruxinha Que Queria Ser Boa”. Isso foi em 1962. Depois disso conheceu o diretor Augusto Boal, e ele a levou para o Teatro De Arena.Estava então num ambiente perfeito.

Mas encaminhou-se para o cinema, e em 1967, começou uma carreira farta. Nesse mesmo ano fez três filmes: ” Todas As Mulheres do Mundo”, ” Garota de Ipanema” e ” El ABC Del Amor”. Em 68, fez: ” Lance Maior”. Em 69: ” Tempo de Violência” e” Como Vai, Meu Bem”. Em 70: ” Azyllo Muito Louco” e ” Os Herdeiros”.Em 71: ” O Doce Esporte do Sexo”. Em 72: ” Quem É Beta?”e ” Amor, Carnaval e Sonhos”. Em 73: ” Os Condenados” e ” Toda Nudez Será Castigada”. Em 75: ” As Deliciosas Traições do Amor’. Em 76: ” A Queda”. Em 77: ” Na Ponta da Faca”.Em 78: ” O Coronel Delmiro Gouveia”. Em 79: ” O Coronel E O Lobisomem”. Em 80: ” Parceiros da Aventura”.Em 82: ” A Missa do Galo”. Em 83: ” O Menino Arco-Iris”.Em 84: ” De Grens”.Em 87: ” Feliz Ano Velho” e ” Besame Mucho”.

Em televisão, seu início foi em 1970, na TV Tupi, quando participou da novela: “Toninho On The Rocks”. Em 71, fez: ” A Selvagem”. Em 72: ” Tempo de Viver”, todas na Tupi. Depois, em 74, fez na Globo: “O Rebu”. Em 75: “O Noviço” e ” O Grito”, todas na Globo. E ainda em 76: ” Duas Vidas”. Em 77: ” Sem Lenço, Sem Documento”, e em 78: ” Sinal de Alerta”, na Rede Globo. Em 79, na TV Tupi: ” As Gaivotas”. Em 80, na Rede Bandeirantes:” Um Homem Muito Especial”. Voltou à Globo , em 1981 e fez: ” O Amor é Nosso”. Em 82: ” Sol de Verão”. Em 83: ” Parabéns a Você” e ” Champanhe”. E em 84: ” Anarquistas, Graças a Deus”.Todas na Globo. Em 87, fez na Rede Manchete: ” Helena”.

Isabel Ribeiro foi casada com o ator Altair Lima e teve três filhos. Quando, em 1987, estava fazendo a novela: ” Helena”, a atriz descobriu um pequeno tumor no seio. Ela veio a falecer um pouco mais tarde, deixando muita saudade aos seus, e aos fãs, pois era uma grande atriz. Ela morreu em 13 de fevereiro de 1990.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais