MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ISABEL RIBEIRO


Frederica Isabel Iatti Ribeiro nasceu na cidade de São Paulo, em 8 de julho de 1941.

Quando pequena, ela sonhava em ser médica e trabalhar em pesquisas. Descendente de uma pequena família de imigrantes poloneses, teve que abandonar os estudos, antes de ingressar em faculdade, para poder trabalhar e ajudar a família.

O teatro apareceu em sua vida meio por acaso. Fez um curso de política estudantil e conheceu um grupo, que a encaminhou a fazer sua primeira peça infantil, que foi “A Bruxinha Que Queria Ser Boa”. Isso foi em 1962. Depois disso conheceu o diretor Augusto Boal, e ele a levou para o Teatro de Arena.

Encaminhou-se para o Cinema, e em 1967, começou uma carreira de muito sucesso nas nossas telas. Nesse mesmo ano fez três filmes: “Todas As Mulheres do Mundo”, “Garota de Ipanema” e “O ABC do Amor”. Ainda na década de 1960 ela esteve em “Lance Maior”; “Tempo de Violência” e “Como Vai, Meu Bem”.

Nos anos 1970 ela se consagrou como uma das mais premiadas atrizes do cinema brasileiro, atuando em: “Azyllo Muito Louco”; “Os Herdeiros”; “O Doce Esporte do Sexo”; “Quem É Beta?”;  “Amor, Carnaval e Sonhos”; “Os Condenados”; “Toda Nudez Será Castigada”; “As Deliciosas Traições do Amor”;  “A Queda”;  “Na Ponta da Faca”; “O Coronel Delmiro Gouveia”; “O Coronel e o  Lobisomem”; “Parceiros da Aventura”; “O Menino Arco-Iris”; “Feliz Ano Velho” e “Besame Mucho”.

Em Televisão, seu início foi em 1970, na TV Tupi, quando participou da novela “Toninho On The Rocks”. Em 1971, fez “A Selvagem” e em 1972, “Tempo de Viver“, todas na TV Tupi. Depois, em 1974, se transferiu para a TV Globo e atuou em “O Rebu”. Em 1975 fez a novela “O Noviço” e  depois “O Grito“. Em 1976 teve seu melhor papel em “Duas Vidas” e no ano seguinte atuou em “Sem Lenço, Sem Documento”, e em 1978, em “Sinal de Alerta“, todas elas na TV Globo.

Em 1979 voltou para a  TV Tupi para fazer a novela “Gaivotas”, e em 1980 foi para a Rede Bandeirantes atuar em “Um Homem Muito Especial”. Voltou a TV Globo, em 1981, e fez “O Amor é Nosso”; “Sol de Verão”, em 1982; e em 1983, esteve na minissérie “Parabéns Pra Você” e na novela  “Champagne”. Em 1987, fez na Rede Manchete a novela “Helena“.

Isabel Ribeiro foi casada com o ator Altair Lima e teve três filhos. Quando, em 1987, estava fazendo a novela “Helena”, a atriz descobriu um pequeno tumor no seio. A atriz faleceu em 13 de fevereiro de 1990, na cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação