PRÓ-TV


ISAAC KARABTCHEVSKY


Isaac Karabtchevsky nasceu na capital paulista, em 27 de dezembro de 1934. É maestro e é considerado um dos melhores do país.

Sua vida:

Ele iniciou sua carreira como regente do “ Madrigal Renascentista”, de Belo Horizonte. Já foi diretor artístico da “ Orquestra Sinfônica Brasileira”, de 1969 a 1994. Também foi regente do Teatro “ Lá Fenice”, de 1995 a 2001.Da “Orquestra Tonkunstier”, de 1988 a 1994. Da “ Orquestra Sinfônica de Porto Alegre”, de 2003 a 2009. Foi diretor musical da “ Orchestre Nacional Des Pays de La Loire”, de 2004 a 2009. Atualmente( 2013) é diretor artístico e principal regente da “ Orquestra Petrobrás Sinfônica”.

Em fevereiro de 1999, dirigiu na “ Washington Opera House”, a ópera: “Boris Godunov”, com Samuel Ramey no papel título. Regeu a ópera” Mussorgski”, no “ Kennedy Center”, em 1999 e foi considerado um dos melhores espetáculos da temporada.

Entre 1988 e 1994, ele foi diretor artístico da “ Orquestra Tinkunstier”, de Viena e com isso fez temporadas internacionais.Recebeu do governo da Austria a comenda de “ Grande Mérito Cultural”, láurea que foi dada pela primeira vez a um cidadão brasileiro.

Karabtchevsky foi regente de óperas na “ Staatsoper”, na ‘ Volksoper”, no “Musikverein”- as melhores salas de Viena. Seus maiores sucessos foram “Uma Tragédia Florntina”,” O Aniversário da Infanta” e “ O Caso Makropulos”.

Ele regeu ainda no “ Concertgebouw”, em Amsterdã; no “ Royal Festival Hall”, em Londres; na “ Salle Pleyel”, de Paris, no “ Carnegie Hall”, de Nova York; no “ Kennedy Center”, de Washington; na “ Staatsooper”, de Viena, no “ Teatro Real”, da Espanha: no “ Teatro Colon”, de Buenos Aires. Dirigiu no “ Teatre La Fenice”, em Veneza. Em todas essas salas regeu importantes óperas, como: “O Castelo do Príncipe Barba Azul”,” Fantasma Don Giovanni”, “ Rei Teodoro em Veneza”, “ Um Ballo in Maschera”, “ Sansão e Dalila” , “ Sadko”. E outras.

Suas principais apresentações foram gravadas em CD: “ Mundo Música”- de Munique, a casa discográfica do teatro veneziano. Receberam ótimas críticas da imprensa internacional. A revista francesa:” L’Opera” considerou a versão de “ Fidelio”, de Beethoven,a mais recomendada do mundo.

Isaac Karabtchevsky é casado com Maria Helena.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais