MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


IRINA GRECO


Irena Juhas nasceu em na capital paulista, em 25 de agosto de 1937.

A carreira usando o nome artístico de Irina Greco começou no Cinema em 1956, quando esteve no elenco do filme “Doutora Muito Viva“, e depois ainda atuou em “Macumba na Alta” em 1958; “Copacabana Palace” em 1962 e “Parafernália, o Dia da Caça” em 1969.

A estreía no Teatro foi em 1958 no espetáculo “Alô! 36-5499″ e depois esteve em montagens importantes dos palcos paulistas como “Pic-Nic”; “A Grande Chantagem”; “A Megera Domada”; “Oh! Que Delícia de Guerra”; “Marat/Sade”; “Hans Staden no País da Antropofagia” e em “Lulu” em 1974.

Em 1958, ela estreou na TV no “Grande Teatro Tupi” e em 1963 foi para a TV Excelsior participar dos teleteatro “Pedro Mico” e na TV Record do seriado escrito por Roberto Freire, “Gente Como a Gente”. Em 1964, na mesma emissora, fez a novela “Banzo” e em seguida a novela “Renúncia“. No mesmo ano ainda participou de “Uma Sombra em Minha Vida”, na TV Excelsior. E foi nessa mesma emissora que ainda esteve nas novelas “Vidas Cruzadas”; “A Ilha dos Sonhos Perdidos”; “O Morro dos Ventos Uivantes” e “Legião de Esquecidos”. Em 1969, foi para a TV Bandeirantes e fez “Era Preciso Voltar“, e em 1975, foi para a TV Cultura e fez o teleteatro “Electra“. Seu último trabalho na TV foi em 1982, ainda na TV Cultura, na minissérie “O Pátio das Donzelas“.

Ela foi casada com o ator Armando Bógus por dez anos, com quem teve um filho, Marco Antonio, e nos últimos anos deu aulas de teatro na Escola Célia Helena.

Irina Greco faleceu em São Paulo, em 05 de julho de 2009, aos 71 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação