PRÓ-TV


IRACEMA DE ALENCAR


A atriz nasceu na cidade de Triunfo, no estado do Rio Grande do Sul, em 19 de abril de 1900. E faleceu na cidade de Petrópolis, estado do Rio de Janeiro, em 7 de março de 1978. Seu nome de registroera Ida Herminia Kerber.

Iniciou sua carreira na Argentina, participando de companhia de operetas. Mas voltou ao Brasil, e foi trabalhar na “Companhia de Itália Fausta”, fazendo teatro.

Iracema de Alencar atuou em teatro, cinema e televisão. A atriz também atuou muito em rádio, fazendo radionovelas.

Em cinema,estreou em 1917, no filme:” Iracema”. Em 1953, fez: “ Toda a Vida Em 15 Minutos”. Em 59: “ Garota Enxuta”. Em 67: “ Garota de Ipanema”. Em 1969:” Brasil Ano 2000”. Em 1970, no filme:” Em Família”, contracenou com Rodolfo Arena e Procópio Ferreira, os principais atores da época. Fez depois: “Rua Descalça”, “Super Careta”, “ Som , Amor e Curtição”, todos esses em 1972 e em 1973, atuou em : “ O Picapau Amarelo”, no papel de Dona Benta.

A atriz Iracema de Alencar foi premiada como a “ Melhor Atriz do Ano”, pelo filme: “ Em Família”.

Em teatro, Iracema de Alencar fez inúmeras peças, sendo que se salientou mais em: “ Berenice”.

Em televisão,a atriz fez vários trabalhos na Rede Globo. Começou em 1965, fazendo: “ Rua da Matriz”. No mesmo ano fez ainda:: “ Rosinha do Sobrado” , “ A Moreninha” “ Padre Tião”.

Iracema de Alencar faleceu em 1978, vítima de câncer. Ganhou , em homenagem póstuma, nome de rua, em sua cidade natal: Triunfo.

 

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais