MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


IRACEMA DE ALENCAR


Ida Herminia Kerber nasceu na cidade de Triunfo, no estado do Rio Grande do Sul, em 19 de abril de 1900.

Iniciou sua carreira na Argentina, participando de companhia de operetas. Mas voltou ao Brasil, e foi trabalhar na Companhia de Itália Fausta, fazendo teatro.

Adotou o nome artístico de Iracema de Alencar e atuou em teatro, cinema e televisão. A atriz também atuou muito em rádio, fazendo radionovelas.

Em Cinema, estreou em 1917, no filme ”Iracema”. Em 1953, fez “Toda a Vida Em 15 Minutos”. Em 1959, “Garota Enxuta”. Em 1967, “Garota de Ipanema”. Em 1969,” Brasil Ano 2000” e em 1970, no premiado filme ”Em Família”, contracenou com Rodolfo Arena, Paulo Porto, Odete Lara e Procópio Ferreira. Fez depois “Rua Descalça”, “Super Careta”, “Som , Amor e Curtição” e atuou em “O Picapau Amarelo”, no papel de Dona Benta.

Foi premiada como a melhor atriz do ano,em 1970, pelo seu brilhante desempenho no filme “Em Família”, dirigido por Paulo Porto.

Em Teatro, Iracema de Alencar fez inúmeras peças, sendo que se destacou mais em “Berenice”. de Roberto Gomes, na década de 1950.

Na Televisãoa atriz fez vários trabalhos na Rede Globo. Começou em 1965, fazendo a novela “Rua da Matriz”, e depois ainda atuou em “Rosinha do Sobrado”; “A Moreninha”; “Padre Tião” e “O Retrato de Laura”.

Iracema de Alencar faleceu em 07 de março de 1978, no Rio de Janeiro, vítima de câncer, aos 77 anos de idade. Ganhou, em homenagem póstuma, nome de rua, em sua cidade natal no Rio Grande do Sul.

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação