PRÓ-TV


IDA GOMES


Ida Gomes nasceu na Polônia , na cidade de Krasnik e foicriada até os 13 anos na França. Seu nome de registro é Ida Szafran. Depoisda França ,esteve na Inglaterra e a seguir, veio para o Brasil.Começou suacarreira artística em rádio. Fazia radioteatro. Esteve em várias emissoras doRio de Janeiro. Trabalhou na Rádio Nacional, Rádio Educadora e RádioTupi. E nisso se passaram 20 anos.

Ida Gomes entrou na televisão em 1951, na Televisão Tupido Rio de Janeiro, que em verdade começou a existir em 51. Ida Gomes foichamada para fazer parte do grupo que fazia o “Grande TeatroTupi”, e que era dirigido por Sérgio Britto. Ela tambémparticipava do programa:”Câmara Um”, dirigido e organizado por JacyCampos.Depois Ida participou da novela:”O Morro Dos Ventos Uivantes”e”ACanção De Bernadete”.

Em 1966, rescindiu seu contrato com a Tupi e passou para aRede Globo, recém fundada.Fez em 67:”A Rainha Louca”.Em 68,fez:”A Gata de Vison”.Em 69:”A Última Valsa”.Eainda:”A Ponte Dos Suspiros”.Depois fez:”Véu de Noiva”.Depois:”Verão Vermelho”. Em 73 , Ida participou da primeira novela emcores do Brasil, que foi: “O Bem-Amado”. Em 1970 , ela já haviafeito:”Pigmaleão 70″. Depois:”A próxima Atração”,”Selva de Pedra”, em 72. Fogo sobre Terra”, em 74.”Helena”, em 75 e ” Senhora”, no mesmo ano. “OGrito”, em 76. “O Astro”,em 77. “De Quina pra Lua”, em85. “Hipertensão”, em 86 . “Gente Fina”, em 90.”DeCorpo e Alma”,em 92. “Cara e Coroa”, em 95. “Era UmaVez…”em 98. “A Padroeira”, em 2001. “Desejos deMulher”, em 2002. “Da Cor do Pecado”, em 2004. “A Lua MeDisse”em 2005.

Ida Gomes também participou de várias minisséries e seriados.Fez:”Memórias de Um Gigolô”, em 86. “República”, em 89.”JK”, em 2006. Participou ainda de episódios de:”CasoVerdade”; “Delegacia de Mulheres”.”Malhação”,”OsNormais”; “A Diarista”; “Sob Nova Direção”.Além de participações especiais em outros projetos da Globo.

Ida Gomes também fez cinema e teatro. No cinema fez osfilmes: “A Penúltima Donzela”; “Copacabana”, entre outros. Fez váriaspeças de teatro.E fundou o Teatro Israelita de Comédia, com o objetivo dedifundir a dramaturgia de autores judeus. Também foi dubladora.

Faleceu no Rio de Janeiro, em 22 de Fevereiro de 2009, aos 85 anos.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais