MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


IDA GOMES


Ita Szafran nasceu na Polônia, na cidade de Krasnik, em 25 de setembro de 1923.

Ela  foi criada até os 13 anos na França e depois morou na Inglaterra e a seguir, veio para o Brasil, em 1938. Venceu um concurso de talentos no programa de Celso Guimarães na Rádio Tupi e assinou um contrato para fazer radionovelas. Trabalhou na Rádio Nacional, na Rádio Educadora e na RádioTupi, adotando o nome artístico de Ida Gomes.

Ida Gomes entrou na Televisão em 1951, na Televisão Tupi do Rio de Janeiro, logo na estreía da emissora, fazendo parte do grupo que fazia o “Grande Teatro Tupi”, e que era dirigido por Sérgio Britto. Ela também participava do programa “Câmara Um“, dirigido e organizado por Jacy Campos e do “TV de Comédia“. Depois Ida participou de pequenas novelas como “O Morro Dos Ventos Uivantes”; “Coração Delator” e “A Canção de Bernadete”.

Em 1966, rescindiu seu contrato com a TV Tupi e passou para a Rede Globo, recém fundada. Fez em 1967, a novela “A Rainha Louca“. Em 1968, fez “A Gata de Vison” e seguiu na emissora atuando em “A Última Valsa”; “A Ponte dos Suspiros”; “Véu de Noiva”; “Verão Vermelho”; “Pigmalião 70”; “A Próxima Atração”; “Selva de Pedra”; “O Bem-Amado”, em que foi uma das irmãs Cajazeiras; “Fogo sobre Terra”; “Helena”; “Senhora”; “O Grito”; “O Astro”; “Estúpido Cupido”; “Dona Xepa”; “Pecado Rasgado”; “De Quina pra Lua”; “Memórias de um Gigolô”;”Hipertensão”; “Vida Nova”; “República”; “Gente Fina”; “De Corpo e Alma”; “Cara e Coroa”; “Era UmaVez…”; “Chiquinha Gonzaga”; “A Padroeira”; “Bang Bang”; “Malhação”;  “JK”; “Da Cor do Pecado”; “Pé na Jaca” e “Duas Caras”, esta última  em 2007.

Ida Gomes também participou de vários episódios de “Você Decide” e do “Linha Direta“, além de “Delegacia de Mulheres”; “Os Normais”; “A Diarista” e “Sob Nova Direção”.

No Cinema ela atuou em 10 filmes, sendo o primeiro “Bonitinha, Mas Ordinária” em 1963, e também atuou em “O Mundo Alegre de Helô”; “A Penúltima Donzela”; “O Casal”; “O Seminarista”; “Amante Latino”; “Primeiro de Abril Brasil”; “Copacabana” e “O Amigo Invisível”.

Nos palcos ela fundou o Teatro Israelita de Comédia, com o objetivo de difundir a dramaturgia de autores judeus e brilhou em espetáculos como “O Primo da California”; “As Feiticeiras de Salém”; “Um Violinista no Telhado”; “Cocô, My Darling”; “No Natal a Gente Vem Te Buscar”; “O Avarento”; “Tio Vânia” e “Sete, o Musical”, entre outros. Ela também atuou durante muitos anos como dubladora.

Ida Gomes era irmã do ator Felipe Wagner e tia da atriz Debora Olivieri, e faleceu no Rio de Janeiro, em 22 de fevereiro de 2009, aos 85 anos de idade, vitimada por uma parada cardíaca .

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação