MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


HUMBERTO TEIXEIRA


O nome completo de Humberto Teixeira era Humberto Cavalcante Teixeira. Ele nasceu em Iguatu, Ceará, em 5 de janeiro de 1915. E faleceu em 3 de outubro, de 1979. Filho de João Euclides Teixeira e de dona Lucíola Cavalcante Teixeira. Desde cedo apresentava aptidão para a música. Estava com seis anos quando aprendeu a tocar uma espécie de gaita de fole, de nome musete. Aprendeu também flauta e bandolim. Seu tio Lafaiete o ensinava. Este era maestro e tocava vários instrumentos.

Humberto era advogado, compositor de músicas e foi deputado federal do Brasil.

Aos 13 anos, editou sua composição “ Miss Hemengarda”. Depois disso, passou a tocar no Cine Magestic de Fortaleza, na orquestra que acompanhava os filmes mudos. Aos 15 anos mudou-se para o Rio de Janeiro e aos 18, ganhou prêmio da revista “ O Malho”, pela música carnavalesca: “ Meu Pecadinho”.

Em 1943, formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Nacional de Direito, da Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ- Já havia, por essa época, feito sambas, marchas, xotes, toadas, sambas-canção.

Em 1944, gravou sua 1ª música: “ Sinfonia do Café”, em parceria com Lírio Panicalli. Logo compôs: Kalu”, para Dalva de Oliveira, e “ Adeus, Maria Fulô”, para Carmélia Alves. Esta em parceria com Sivuca.

Em 1945, conheceu Luiz Gonzaga. Resolver valorizar a música nordestina, com o xote e o baião como prioridades. Compuseram então: “ No Meu Pé de Serra”, primeiro sucesso.

Em 1954, Humberto Teixeira candidatou-se a deputado federal e se elegeu. Teve 12 mil votos e teve destaque na Câmara. Aprovou a Lei Humberto Teixeira, de proteção aos direitos eleitorais. Ao lado de Luiz Gonzaga, ele fez campanhas ao prefeito Meton Vieira. E conseguiu que o governo colaborasse para excursões ao exterior de artistas brasileiros. E levou a vários países, muitos deles, inclusive: Valdir Azevedo, o Conjunto Radamés Gnatalli, o maestro Quincas e seus Copacabanas, Orlando Silveira, Carmélia Alves, Jimmy Lester, Sivuca e muitos outros.

O principal intérprete de suas músicas foi Luiz Gonzaga. Mas vários outros também as gravaram. Entre eles: Dalva de Oliveira, Geraldo Vandré, Gilberto Gil, Fagner, Gal Costa, Caetano Veloso, Elba Ramalho e outros.

Humberto Teixeira foi eleito por três vezes o “ Melhor Compositor do Brasil”.

Ele representou o Brasil na Noruega, na França, na Itália, no XVll Congresso Internacional de Autores e Compositores.

Morte: Humberto Teixeira morreu de enfarte fulminante, aos 63 anos, no dia 3 de outubro de 1979, em São Conrado, Rio de Janeiro.

Em sua homenagem foi dado seu nome à Rodovia CE-021( Iguatu-Fortaleza).

Foi lançado também um documentário: “ O Homem que Engarrafava Nuvens”, dirigido por Lírio Ferreira e produzido por Denise Dumont. O filme estreou no “Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro”.

 

 

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação