MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


HERVÊ CORDOVIL


IHervê Cordovil nasceu em 3 de fevereiro de 1914 e faleceu em 16 de julho de 1979. Era músico, maestro, pianista, compositor. Trabalhou principalmente em rádio. Deixou discos gravados.Nasceu na cidade de Viçosa, em Minas Gerais.

Hervê Cordovil era formado em Direito. Formou-se em 1936.

Hervê era filho do médico Cordovil Pinto Coelho e de Maria de Lucca Pinto Coelho, que se dedicava á música, mas amadoristicamente. A musicalidade de Hervê surgiu já na infância. Logo mudaram-se para a cidade de Manhuaçu. E quando mudou-se para o Rio , aos 10 anos, recomeçou seriamente esses estudos. Quando cresceu,foi estudar no Colégio Militar e logo entrou para a sua banda. Jamais deixou de estudar piano, que ele amava tanto, que aos cinco anos dedilhava as músicas que sua mãe tocava.

Em 1931, quando terminou o Colégio Militar, junto com amigos, formou um grupo de jazz, e começaram a se apresentar em casas de oficiais e em bailes promovidos pelo próprio colégio.

Ainda que tocando em frente seus estudos regulares e a Faculdade em Niterói, Hervê sabia que ia ser apenas músico, pois essa era a sua paixão.

Sua vida profissional começou na Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, como pianista. Fazia parte da orquestra de Romeu Silva. Mas era um dos pianistas mais solicitados da cidade.

Começou também a compor. E fez parcerias com gente importante. Com Bonfiglio de Oliveira compôs “ Carolina”, que foi gravada por Carlos Galhardo. Com Noel Rosa, fez: “ Triste Cuica”, gravada por Aracy de Almeida. Fez: “ Não Resta a Menor Dúvida”, para o filme: “ Alô, Alô, Carnaval”. Com Lamartini Babo, compôs: “ Seu Abóbora”, que foi gravada por Carmem Miranda. Com Adoniran Barbosa, compôs: “ Prova de Carinho”. Com Luiz Gonzaga fez várias, como: “Xaxado”, “ Baião da Garoa” e “ A Vida do Viajante”. E fez um grande sucesso, que foi: “ Pé de Manacá”, quando se mudou para Belo Horizonte e fez parceria com Maria Pinto Coelho. Essa música foi gravada por Izaurinha Garcia e foi sucesso, tanto nacional, quando internacionalmente.

Na década de 40, Hervê Cordovil mudou-se para São Paulo. Foi trabalhar na Rádio Record, uma das Emissoras Unidas, de Paulo Machado de Carvalho. Foi tão bem aceito e deu-se tão bem, que ali ficou por nada menos que 26 anos, sempre querido, sempre prestigiado. Era pianista, arranjador, compositor.

Seus sucessos nessa época foram inúmeros. Citemos: “ Me Leva”, “Sabiá Lá na Gaiola”, “ Cabeça Inchada”, gravadas por Carmélia Alves. “ Rua Augusta”, gravada pelo filho de Cordovil Ronnie Cord. Também é de sua autoria, a versão brasileira de “ Biquini de Bolinh Amarelinha” ( ‘Itsy- Bitsy Teeny –Weeny Yellow Polk- Dot Bikini”. Também é dele: “ Uma Loira”, gravada por Dick Farney. E vários outros sucessos.

Em 1997, Maria do Carmo Passiago lançou o livro:” Hervê Cordovil- Um Gênio da Música Popular Brasileira”.

Cordovil fez também cinema: fez o filme: “ Estudantes.” Participou de: “Alô, Alô Carnaval”

Fez ainda teatro. Participou da peça: “ Da Favela Ao Catete”

Seus discos: “ Polca do Fritz”, pela Copacabana e “ Não Tem Choro”, na mesma gravadora.

Hervê Cordovil foi casado com Daysy Portugal Cordovil e eles tiveram quatro filhos, sendo um deles o cantor Ronnie Cord.

Ele faleceu com 65 anos de idade

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação