MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


HERÓDOTO BARBEIRO


Heródoto Barbeiro é um jornalistabrasileiro de grande prestígio nacional,por sua inteligência, por suacultura, por sua versatilidade. Ele nasceu na capital paulista em 28 de março de 1946,eseu pai tinha uma oficina mecânica, na zona leste , onde ele nasceu e viveupraticamente toda a sua vida. Isso fez com que o garoto, que em adulto viria aser um intelectual, gostasse de mecânica, de mexer com carros, de fazê-losfuncionar. Era auxiliar de mecânico. Sua grande paixão, de grande duração,foi por Kombis, carro que considerava perfeito e útil. Há mais de 35 anos,conta ele, tem Kombis. E hoje, que possui um sítio na estrada Mogi-Bertioga, emuma localidade chamada Taiaçupeba, a Kombi realmente é muito importante. Passabem no barro, passa e sobe onde outros não conseguem ir. Nela ele, juntocom seis a sete amigos vai batendo papo,e vai agradavelmente a todos oslugares, nos finais de semana. Ele sempre trocou uma pela outra, sendo queroda cerca de 100 quilómetros, com cada Kombi.

Passando de uma paixão à outra,oestudo foi seu grande enfoque na vida. Formou-se em História, na USP, ondetambém fez , além da licenciatura,pós,e mestrado. E na USP lecionou por maisde 15 anos. Mas, considerando pouco, resolveu estudar Direito eainda Jornalismo. Por ser um eterno estudioso, fez ainda Japonês,na USP, poiscomeçou a se interessar pela religião budista. E achou interessantemudar de posição em classe, da cátedra, aos bancos, como um aluno comum e naverdade tendo que se esforçar, para poder ir bem.

De tudo o que estudou, acabouapaixonando-se mais pelo jornalismo. Atuou na Rádio CBN, e na TVCultura, onde foi apresentador do “Jornal da Cultura”. Foi tambémgerente de jornalismo do Sistema Globo de Rádio e Televisão e colunista doJornal O Diário de São Paulo, e da Revista Imprensa. Tem também artigospublicados em vários jornais e revistas.

Heródoto Barbero escreveu várioslivros. O mais significativo deles foi o livro:”Buda, o Mito e aRealidade”, que publicou em 2005. A comunidade budista Soto Zen Shu,ficou tão grata, que confiou a ele o nome de um de seus patriarcas, GentoRyotetsu, e lhe deu o título de Budista Leigo.

Heródoto recebeu inúmerosprêmios. Em 1992, foi o Destaque do Ano, recebendo o prêmio Líbero Badaró. Em93 e 99, ganhou o APCA. Em 2000, ganhou o Ateneu Rotário e o PrêmioUnesco de Jornalismo. Em 2001, ganhou o Ayrton Senna e o Ateneu Rotário. Em2002, ganhou o PNBE e o APCA. Em 2003, ganhou o Comunique-se. Em 2005, ganhou oTroféu Keiko Ogura Buralli e o Comunique-se. Em 2006, ganhou o TroféuImprensa. Em 2007, o Prêmio Keiko Ogura de Jornalismo, o PrêmioComunique-se- Mestre em Jornalismo e o Prêmio Comunique-se.

Homem de inteligência fora de série, tem também princípios de vida muito sérios eprofundos. Ele diz,com muita beleza, citando o escritor Gabriel Garcia Marquez,que o jornalismo tem uma união formidável com a ética, tal qual o besouro comseu zumbido. Um não existe sem o outro. O jornalismo também não pode existirsem ética, sem responsabilidade, sem respeito.

Esse é Heródoto Barbero, jornalistaque é um orgulho para todos nós.

No início de 2011, após mais de vinte anos como radialista da CBN e âncora da TV Cultura, Heródoto deixou ambos os trabalhos, ao ser contratado pela Record News, para ser apresentador e editor-chefe do principal jornal da casa, o “Jornal da Record News”.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação