MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


HERMETO PASCOAL


Hermeto Pascoal nasceu em Olho D’Água e foi criado em Lagoa da Canoa, na época município de Arapiraca, no estado de Alagoas, em 22 de junho de 1936. Ele é filho de Vergelina Eulália de Oliveira e Pascoal José da Costa. Foi no alistamento militar de Hermeto, que colocaram o prenome de seu pai, como seu sobrenome e ele ficou: Hermeto Pascoal. Os sons da natureza o fascinaram desde que nasceu. Aos poucos foi estudando-os, identificando-os. A partir de um cano de mamona de gerimum, como é chamada a abóbora na sua terra, ele fez um pífano e com ele ficava tocando para os passarinhos. Perto da lagoa ficava horas tocando para a água. O que sobrava de lascas do trabalho de seu avô ferreiro, Hermeto dependurava no varal e tirava sons. De 7 para 8 anos começou a tocar o 8 baixos de seu pai e também tocava pandeiro.

Em 1950, Hermeto Pascoal mudou-se para Recife, capital de Pernambuco. Teve a ajuda de Sivuca, já sanfoneiro de sucesso, para entrar na Rádio Jornal do Comércio, onde seu irmão mais velho José Neto, também músico, já estava. Mas por não querer tocar pandeiro e sim sanfona, criou um atrito com o diretor da emissora que lhe disse: ” Você não tem jeito para a música”, o que o magoou muito e o mandou, como refugo, para uma emissora menor, a Rádio Difusora de Caruaru. Nesse emissora ele ficou três anos. Quando Sivuca voltou à cidade, falou muito bem de Hermeto ao diretor da Rádio Jornal do Comércio, o Luis Torres, que mandou então chamar Hermeto de volta e o recontratou. Isso o deixou feliz

Em 1954, Hermeto casou-se com Ilza da Silva,com quem ficou 46 anos e teve seis filhos: Jorge, Fábio, Flávia, Fátima , Fabiola e Flávio.

Dali Hermeto foi para João Pessoa, na Paraíba, onde ficou por um ano. Em 1958, mudou-se para o Rio de Janeiro e foi tocar sanfona no Regional de Pernambuco do Pandeiro,na Rádio Mauá. Depois foi tocar piano e em seguida no Hotel Excelsior. Em 1961, transferiu-se para São Paulo, tocando em diversas casas noturnas. Formou então o ” Som Quatro” , onde começou a tocar flauta.Com esse grupo gravou um LP. Em seguida integrou o “Samba Trio” e gravou com eles seu samba ” Coalhada”. Os programas musicais estavam em alta nas emissoras televisivas de São Paulo, e Hermeto foi para o ” Quarteto Novo”,onde tocava piano e flauta e tinha como companheiros Airto Moreira, Théo de Barros e Heraldo do Monte. Esse quarteto apareceu em vários programas da TV Record e venceram um dos festivais, com a música de Edu Lobo: “Ponteio”, Além disso, Hermeto Pascoal ganhou vários prêmios como arranjador. No ano seguinte, gravou o LP: ” Quarteto Novo”, que continha suas músicas: ” Ovo” e ” Canto Geral”.

Em 1969,Hermeto conheceu e fez amizade com Flora Purim e Airto Moreira, e com eles viajou aos Estados Unidos, onde gravou dois LPs. Lá conheceu Miles Davis e gravou duas músicas suas: ” Nem Um Talvez” e “Igrejinha”. De volta ao Brasil, gravou o LP: ” A Música Livre de Hermeto Pascoal”. Em 1976, voltou aos EUA, onde fez vários trabalhos com Airto e Flora e gravou: ” Slaves Mass”.

Já conhecido e respeitado, Hermeto Pascoal participou do 1º Festival Internacional de Jazz em São Paulo, em 1978. Em 1979, participou do Festival de Montreux, na Suiça, quando foi editado o álbum duplo: “Hermeto Pascoal ao Vivo”. De lá ele seguiu para Tóquio, Japão e participou do ” Live Under The Sky”. Lançou então o “Cérebro Magnético”, em 1980.Em 1982, lançou o LP: ” Hermeto Pascoal e Grupo”, onde registrou pela primeira vez: ” O Som da Aura”, com os locutores esportivos Osmar Santos e José Carlos Araújo. Em 1986, gravou: ” Brasil Universo”.Hermeto compôs ainda a “Sinfonia Em Quadrinhos”, apresentando-se com a Orquestra Jovem de São Paulo. Em seguida, foi para Copenhagen e lançou: “Suite Pixitotinha”, com a Orquestra Sinfônica de Copenhagen , em um concerto transmitido via rádio, para toda a Europa.

Em 87, lançou o LP: ” Só Não Toca Quem Não Quer”, homenageando jornalistas e artistas que o ajudaram. Em 89, fez seu primeiro disco de piano, o LP duplo: ” Por Diferentes Caminhos”, Em 1992, na Philips. gravou com seu grupo: ” Festa dos Deuses”, Depois do Lançamento voltou à Europa, fazendo concertos na Alemanha, Suiça, Dinamarca, Inglaterra e Portugal. Em 95, fez um Sinfonia no Parque Lúdico do Sesc Itaquera, em São Paulo, utilizando gigantescos instrumentos musicais do parque. No mesmo ano fez em Rosário, Argentina, a convite da Unicef, uma apresentação para 2000 crianças, sendo que seu grupo entrou para tocar dentro de uma piscina montada no palco , a pedido de Hermeto.

De 23 de junho de 1996 a 22 de junho de 1997, Hermeto Pascoal fez uma composição por dia, onde quer que estivesse. E fez o “Calendário do Som,” lançado em 1999, pelo SENAC. Era cada música para cada pessoa, de acordo com a data de aniversário. E fez mais uma, para os que nasceram em ano bissexto.

Em outubro de 2002, Hermeto conheceu a cantora Aline Morena e um tempo depois passou a viver com ela, vivendo então em Curitiba. Começou a lhe ensinar vários instrumentos musicais e em 2004, lançou a música: ” Chimarrão com Rapadura”, referindo-se a elee a ela. Em abril de 2004, ele foi para Londres para o concerto do Big Band local, e fez turnês pela Europa. Atualmente ele apresenta com cinco formações: “Hermeto Pascoal e Grupo”, ” Hermeto Pascoal e Aline Morena”, ” Hermeto Pascoal Solo”, ” Hermeto Pascoal e Big Band” e ” Hermeto Pascoal e Orquestra Sinfônica”.

Hermeto Pascoal toca os seguintes instrumentos: escaleta, piano, clarinete,violão, contrabaixo,pífano. flauta, saxofone, bombardino, trompete, pé-de-bode, percussão, e objetos.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação