MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


HERBERT RICHERS


Herbert Richers nasceu na cidade paulista deAraraquara, em 1924. Em 1942 foi para o Rio de Janeiro, e passou a trabalhar nomaior laboratório cinematográfico brasileiro, que pertencia a um tio, aHerbert Richers S.A. Ela foi fundada em 1950 e sua primeira produção foi umjornal cinematográfico, que em apenas seis conseguiu ser distribuído em2000 cinemas do país.

Herbert Richers foi precursor de novas tendências, e elepossuiu a maior empresa de dublagem de filmes, séries e desenhos animados, quepassam tanto em televisão, como em cinema. A dublagem, como a conhecemos hoje,foi introduzida no Brasil por Hebert Richers em 1960, com a ajuda da WaltDisney.Resolveram colocar vozes brasileiras nas produções estrangeiras ehoje são dubladas mais de 150 horas de filmes por mês,o que correspondea setenta por cento da dublagem exibida nos cinemas

Herbert Richers formou sua empresa em 1950, mas asorganizações Artísticas Herbert Richers foram fundadas em 1956. Nocomeço era apenas para a produção de cine-jornais. Pouco tempo depois aempresa aderiu aos longas-metragens. Começou com a comédia:”Sai deBaixo”, mas depois chegou a produzir oito filmes por ano, média superior aqualquer produtora da época. Organizou o departamento de dublagem, comrepresentação exclusiva da MCA TV LTD, de Hollywood, proprietária dosestúdios Universal. Em 1988, a Herbert Richers entrou para o mercado devídeos.

A Distribuidora Herbert Richers também tem o Departamentode Home Vídeo, que nos permite entrar em contato com a época de ouro docinema, tanto internacional, como nacional, onde são encontrados filmescomo:”Sai de Baixo”,”Com Jeito Vai”. “Com Água naBoca”e inúmeros outros.

Também os Estúdios Herbert Richers lançaram nomes, quehoje são famosos, como :Costinha, Zé Trindade, Carequinha, Ankito,GrandeOtelo, Ronald Golias, Renata Fronzi, Adelaide Chiozzo, Ivon Cury,Costinhae inúmeros outros. De lá também saíram filmes, como :”O Assalto ao TremPagador”, Vidas Secas”, Bonitinha, Mas Ordinária” e outros.

Apesar da trajetória gloriosa da empresa deHerbert Richers, um grande infortúnio abateu-se sobre ela. Foi quando umgrande incêndio aconteceu em suas dependências, em 1942, no edifícioAstória, onde se localizava a empresa. Por pouco até o filme premiado: VidasSecas”, sucumbe às chamas. Mas Herbert Richers resistiu e continuou em frente. Hoje cerca de 70% dos filmes veiculados nos cinemas brasileiros foram dublados em seu estúdio.

Faleceu no RIo de Janeiro, em 20 de Novembro de 2009, aos 86 anos.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação