HERBERT JOSÉ DE SOUZA – BETINHO

Herbert José de Souza nasceu em Bocaiuva, no interior de Minas Gerais, em 03 de novembro de 1935.

Formado em Sociologia pela atual Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na Turma de 1962, ele integrou a Juventude Estudantil Católica (JEC) e a Juventude Universitária Católica (JUC). Pouco tempo depois teve quer ir para o exilio em decorrencia do Golpe Militar de 1964.

Irmão do cartunista Henfil, foi imortalizado na canção de João Bosco e de Aldir Blanc, “O Bêbado e o Equilibrista”, interpretada pela inesquecível Elis Regina,  e do músico Chico Mário, todos eles herdaram da mãe a hemofilia, o que fez com que tivesse sempre muitos problemas de saúde.

Betinho, como era conhecido nacionalmente e internacionalmente, foi assessor do Ministério de Educação e Cultura (MEC), durante o governo João Goulart.

No exílio ele morou no Chile, no Canadá e no México e na volta ao Brasil, em 1980, se tornou um grande benemérito, pois em 1993 criou a Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, uma ampla campanha contra a Fome e a Miseria no Brasil, com grande repercussão interna e externamente.

Ao descobrir que tinha o vírus da imunodeficiência humana, em 1986, Betinho fundou e presidiu a Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS. Seus irmaõs morreram em 1988, por consequência da mesma doença.

Betinho publicou mais de 10 livros, que foram de crônicas a uma coletânea de textos e a entrevistas e ensaios sobre a AIDS e as políticas de saúde.

Ele morreu em 09 de agosto de 1997, bastante debilitado pela AIDS, no Rio de Janeiro, aos 61 anos de idade, e deixou dois filhos: Daniel e  Henrique, e em 2006, foi lançado o filme “Três Irmãos de Sangue” sobre a vida dos irmãos Betinho, Henfil e Chico Mário.