MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


HENRIQUE CAZES


Seu nome completo é Henrique Leal Cazes. Ele nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 2 de dezembro de 1959. É instrumentista, arranjador, compositor, escritor, cavaquinista e radialista.

Sua vida/sua carreira:

Henrique é filho de Marcel Cazes, que é violonista e compositor. A mãe de Henrique foi cantora, mas amadora. Seu tio Haroldo Cazes era contrabaixista e autor do livro: “ Suite Gargalhadas”.

Henrique Cazes formou-se em Quimica pela UFRJ- Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Começou a tocar violão aos seis anos de idade. E nunca estudou. Foi sempre um autodidata. Logo apegou-se também ao cavaquinho. E em seguida a outros instrumentos. Gostava também de escrever e de compor

Iniciou sua carreira musical em 1976, como integrante do conjunto: “ Coisas Nossas”. Era um grupo especializado no repertório de Noel Rosa, e se apresentava em programas de televisão, entre os quais: “ Rio Dá Samba”, comandado por João Roberto Kelly. Com esse grupo também se apresentavam: Marília Batista, Marlene e outros. E eles se apresentavam às vezes na Sala Funarte Sidney Miller, no Rio.

Em 1980, ao lado do irmão Beto Cazes, entrou para a “ Camarata Carioca”, atuando com o bandolinista Joel Nascimento e o maestro Radamés Gnattali.

Em 1982, gravou o LP: “ Vivaldi e Pixinguinha”. Em 1983, o LP: “ Tocar”. Em 1985, acompanhou muitos artistas em seus shows, como: Elizeth Cardoso, Nara Leão, em turnês pelo Brasil e Japão. Em 1986, Herique Cazes assinou a direção musical do espetáculo; “ Yes, nós temos Braguinha”,que rodou o Brasil, no “ Projeto Pixinguinha”.

Em 1988, começou sua carreira de solista de cavaquinho. Gravou o LP: “Henrique Cazes” e fundou e dirigiu a “ Orquestra Pixinguinha”.

Em 1990, gravou o LP: “ Tocando Waldir Azevedo”. Em 1992, gravou o CD: “Waldir Azevedo, Pixinguinha, Hermeto e Cia”. Em 1995, lançou o CD: “ Desde Que o Choro é Choro”, e em 1997: o CD: “ Relendo Waldir Azevedo”. Em 1999, com Cristina Buarque, fez o show: “ Homenagem a Noel Rosa”, que resultou em dois CDs.

Henrique Cazes também participava como instrumentista e produtor de discos, compositor de trilhas sonoras para a televisão, para o cinema e para o teatro.

Em 1999, produziu na Inglaterra, o CD: “ Barch In Brazil”.

Em 2001, participou do disco: “ Chorinho”. Em 2002, lançou o CD: “ Beatles’n Choro”. Sua música: “ Fada da Delfina”, foi incluída na novela da Rede Globo: “A Padroeira”.

Em 2003,lançou o CD: “ Eletro Pixinguinha XXI”.

Participou de vários festivais internacionais.

Em 2004 criou e apresentou o programa: “ Nacional Choro Clube”, pela Rádio Nacional AM. Assumiu ainda a parte musical do “ Bar Rio Scenarium”..

Em 2005, produziu a 4ª edição de “ Beatles’n choro”.

Em 2006, comemorou 30 anos de carreira, relançando três discos seus.

Em 2010, participou do documentário: “ Apanhei-te Cavaquinho”, do cineasta português Ivan Dias.

Em 2010, apresentava, aos domingos, o programa: “ Choro MPB”, na Rádio MPB- FM, do Rio de Janeiro.

Em 2011, lançou o CD: “ A Voz do Botequim”.

Em 2012,gravou o CD: “ Uma História do Cavaquinho”,.com 14 faixas pesquisadas entre as principais músicas do século XIX, até Waldir Azevedo.

 

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação