MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


HEMÍLCIO FRÓES


Hemílcio José Fróes nasceu em 10 de julho de 1920, na cidade de Campos dos Goytacazes, no interior do Rio de Janeiro.

A carreira artística de Hemílcio Fróes começou no Teatro e no Cinema, onde ele estreou em 1948, no filme “Terra Violenta”, e depois participou de “Écharpe de Seda”; “Katucha”; “Maria da Praia”;  “Dentro da Vida”; “Assassinato em Copacabana”; “El Justicero” e “Marília e Marina”. 

No Rádio, ele estreou em 1953, na Rádio Globo do Rio de Janeiro, se transferindo depois para a Rádio Nacional onde fez a locução e apresentou vários programas e participou de radionovelas.

Na Televisão, Hemílcio Fróes  estreou na TV Excelsior, em 1967, na novela “O Tempo e o Vento”, vivendo o personagem Pedro Terra. Em 1968, na mesma emissora, fez as novelas “O Direito dos Filhos” e “A Pequena Órfã”.

Depois Hemílcio transferiu-se para a Rede Globo e fez a novela: “Irmãos Coragem” e “Meu Pedacinho de Chão”, que foi exibida na Globo e na TV Cultura. Em 1972, atuou em “A Revolta dos Anjos” e em “Bel-Ami”, ambas na TV Tupi. Em 1973, fez na TV Record, a novela “Venha Ver o Sol Nascer na Estrada”.

Voltou para a TV Globo, em 1974, para participar da novela “Corrida do Ouro”, e depois atuou em “Gabriela”; “O Feijão e o Sonho”; “Anjo Mau”; “Maria, Maria”; “Os Gigantes”; “Água Viva”; ”Coração Alado”; “O Amor é Nosso”; “Eu Prometo”; “Roque Santeiro”; “Roda de Fogo”; “Vale Tudo”; “Fera Radical”; “Rainha da Sucata” e nas minisséries “Desejo” e “O Portador”.

Foi para a TV Manchete, em 1993,  trabalhar no seriado “Família Brasil”, e em 1996, fez parte do elenco da novela “Colégio Brasil “, no SBT.

Hemílcio Fróes foi casado com a atriz Aracy Cardoso, com quem teve dois filhos. Ele faleceu em 26 de abril de 2005, no Rio de Janeiro, de falência múltipla de órgãos, aos 84 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação