MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


HELLE ALVES


Helle Alves nasceu em 7 de dezembro de 1926, em Itanhandu, cidade do interior de Minas Gerais.

Foi jornalista, funcionária pública e escritora. Atuou por muitos anos na imprensa escrita, mas teve também atuações em televisão.

Helle Alves era a primogênita de Heitor Alves, engenheiro, poeta e professor e de Amélia, filha de fazendeiros importantes da cidade de Itanhandu. Ela começou a trabalhar aos 15 anos, no Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Comerciários, após conseguir um documento falso, que lhe aumentava a idade.

Mas o que Helle gostava mesmo era de escrever. E ainda com 15 anos entrou para o jornalismo. Seu primeiro emprego foi no “ Semanário Radiolar”, escrevendo sobre rádio.

Aos 18 anos entrou para a Faculdade de Sociologia Álvares Penteado, mas não gostou do curso e saiu. Em 1959, começou a trabalhar nos “ Diários Associados”, de Assis Chateaubriand, fazendo reportagens gerais.

Em 1962, lançou o livro de poemas “Paisagem de Pedra”. Nessa época já era chefe de reportagem do jornal. Fez entrevistas com personalidades como: Pablo Neruda, Chico Buarque de Holanda, a rainha Elizabeth quando de sua visita ao Brasil, Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros, Castelo Branco, Adhemar de Barros, Faria Lima e dom Helder Câmara.

Helle Alves se afastou do jornal no final dos anos 1960 e foi trabalhar na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, como redatora de atas, onde ficou por 10 anos.

Após a perda do filho, o cineasta Lael Rodrigues, Helle mudou-se para a cidade litorânea de Santos, onde viveu até seu falecimento. Lá, ingressou num trabalho em prol da melhoria de vida dos idosos, foi presidente do Centro Regional do Idoso de Santos e deu aulas de comunicação e criatividade a centenas deles.

Helle Alves esteve na bancada do programa ”Pinga Fogo”, da TV Tupi, quando o entrevistado foi o médium Chico Xavier. A apresentação foi de Almir Ribeiro e os outros entrevistadores foram João de Scatimburgo, Reali Junior e Herculano Pires, presidente da Federação Espírita do Estado de São Paulo, na época.

Além disso, Helle Alves, irmã de Vida Alves, esteve sempre ao lado desta, quando do lançamento de seus programas. Foi assim quando Vida Alves escrevia e produzia “ Tribunal do Coração” e também quando lançou o  “A Hora da Verdade”. Neste, Helle Alves também participava ao vivo, fazendo as perguntas, que ajudavam a apresentadora a conduzir o programa.

Helle Alves  faleceu em Santos, no litoral paulista, em 27 de janeiro de 2019, aos 92 anos, tendo sido sepultada no Cemitério Areia Branca, naquela cidade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação