MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


HÉLIO ANSALDO


Hélio Ansaldo nasceu em Santos, cidade do litoral paulista, em 16 de junho de 1924. Começou sua carreira artística como locutor esportivo, pois ele venceu um concurso na Rádio Gazeta de São Paulo. Ganhava 600 cruzeiros por mês, o que não era pouco para a época. Mas a Rádio Panamericana (que hoje é Jovem-Pan) foi inaugurada e fez muitas chamadas por locutores e galãs de novela. Ansaldo estava com 20 anos e achou que valia apena tentar. Transferiu-se de emissora. E brilhou na nova função A emissora fez bonito, mas os proprietários e diretores, que eram: Oduvaldo Viana e Cozzi venderam a Pan, para o grupo Paulo Machado de Carvalho, logo no ano seguinte.Era 1945. O que para outros foi ruim, para Ansaldo foi bom,pois os filhos de Paulo Machado tinham a sua mesma idade e queriam fazer ali uma emissora esportiva. E assim aconteceu .

Terminaram os radioteatros e começaram as transmissões esportivas Com isso Hélio Ansaldo ficou sendo das Emissoras Unidas, de Paulo Machado de Carvalho por muitíssimos anos Foi inaugurada a TV Record.Ansaldo organizou o departamento esportivo e foi sempre crescendo e tendo função na diretoria. Tanto para a rádio, como para a televisão, ele viajava para o exterior, acompanhando diversas modalidades de esportes. Ainda na década de 50, o jovem Ansaldo foi galgado à direção artística. Mas era um homem bonito, claro e , às vezes , aparecia diante das câmeras. Foi ele que criou e apareceu muitos anos, ao lado de outros jornalistas , no ” Tempo de Notícias’, que depois passou a se chamar “Record em Notícias”. Esse programa esteve no ar até 1996.

Hélio já havia feito Faculdade de Direito, havia se casado e tinha dois filhos:Hélio e Maria Regina. Era chamado de “prata da casa”, pois em verdade, no dia da inauguração da TV Record, que foi em 27 de setembro de 1953, às 20 horas, entrou no ar a TV Record, com o “Boa Noite”, de Hélio Ansaldo. E ele apresentou, ao lado de Sandra Amaral, um programa musical, dando início à emissora de televisão.

Com o passar do tempo, porém, Ansaldo se interessou por política. E foi eleito deputado estadual por SãoPaulo. E foi por isso que, quando de sua morte, ele foi velado no Salão Monumental da Assembléia Legislativa de São Paulo. Hélio Ansaldo faleceu em 6 de dezembro de 1997, aos 72 anos, de insuficiência respiratória, no Hospital São Luiz, zona sudoeste da capital paulista.

No bairro do Cambuci, há uma rua com seu nome. O mesmo acontecendo em Santos, sua cidade natal, em que foi inaugurada a praça Hélio Ansaldo.

.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação