MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


HELBER RANGEL


Helber Silva Rangel nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 15 de novembro de 1944.

Formado em Teatro, a carreira de Helber Rangel foi mais significativa no Cinema, onde além de participar de 30 produções, ganhou premios de melhor ator em festivais pelo País.

No Cinema, o ator começou em 1973, atuando na co-produção “Joanna Francesa” de Cacá Diegues, estrelada pela francesa Jeanne Moreau. Depois atuou em muitos outros filmes, com destaque para “Os Condenados”; “A Queda”; “Perdida”; “A Volta do Filho Pródigo”; “O Bom Marido”; ”O Cortiço”; “Se Segura Malandro”;  “Paula, a História de uma Subversiva”; “Os Amantes da Chuva”; “Cabaret Mineiro”; “Prova de Fogo”; “A Mulher Sensual”; “Crazy-Um Dia Muito Louco”; “Luz Del Fuego”; “O Mágico e o Delegado” e “Quincas Borba”, sua última atuação no cinema em 1987.

Em Televisão, Helber Rangel atuou apenas na Rede Globo de Televisão, onde fez as minisséries “Lampião e Maria Bonita”; “Padre Cícero” e “Anos Dourados”, além das novelas ” Sol de Verão” e “Livre Para Voar”.

Em 1979, Helber Rangel foi premiado com o Kikito, como melhor Ator, por sua participação na fita “A Volta do Filho Pródigo”. Ganhou ainda o prêmio Governador do Estado, pelo mesmo filme.

Helber Rangel faleceu em 26 de março de 2004, aos 59 anos de idade, no Rio de Janeiro, de câncer no fígado.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação