MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


HEITOR DE ANDRADE


Antonio Ettore Clemente Fecarotta, conhecido artisticamente como Heitor de Andrade, nasceu na cidade de Palermo, na Itália, em 10 de junho de 1922.

Ele era cidadão italiano, mas brasileiro e paulista de coração. Veio para o Brasil com sua família aos 3 anos de idade, e aqui estudou no Colégio Rio Branco e na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Paulo.

Começou sua carreira artística em 1944 na Rádio Tupi-Difusora de São Paulo, levado pelo amigo, o ator Mauricio Barroso. Em 1953, iniciou sua trajetória na Televisão.

Embora sendo um grande ator, seu forte foi ser apresentador, diretor, mestre de cerimônia e entrevistador.

Foi sem dúvida um batalhador, no sentido de levar cultura e arte ao povo. Apresentou os programas “Música Sempre Música”, transmitido diretamente do Theatro Municipal de SãoPaulo e “Sabatinas Maizena”, que reunia alunos dos melhores colégios particulares, competindo em igualdade de condições com os das escolas estaduais e municipais.

Recebeu a condecoração da “Brigadeiro José Vieira de Couto de Magalhães”, da Sociedade Geográfica Brasileira.

Foi casado com Zilda de Lemos, atriz das Emissoras Associadas e o casal teve três filhos homens.

Heitor de Andrade faleceu na capital paulista em 18 de junho de 1966, aos 44 anos de idade, vitimado por um aneurisma cerebral. Após a sua morte, um decreto municipal deu seu nome a uma via pública no bairro de Vila Madalena e também a uma escola municipal. 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação