MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


GUSTAVO DAHL


Gustavo Dahl nasceu em Buenos Aires, na Argentina, em 08 de outubro de 1938, filho de pai argentino e mãe brasileira.

Emigrou para o Brasil, e veio morar em São Paulo em 1947, com nove anos de idade. No final dos anos 1950 ele passou a escrever para o Suplemento Literário do jornal O Estado de S.Paulo, e em seguida foi trabalhar na Cinemateca Brasileira.

Fez cursos de cinema na Itália e em Paris e conheceu o jovem cineasta Paulo César Saraceni que o levou para participar do movimento do Cinema Novo. Voltou para o Brasil em 1964 e foi morar no Rio de Janeiro, onde se tornou um importante montador do nosso Cinema nas décadas de 1960 e 1970.

Seu primeiro longa metragem como diretor surgiu em 1969, com o premiado “O Bravo Guerreiro” ,estrelado por Paulo César Pereio. Nessa época também se tornou crítico de cinema e ensaísta nas revistas Civilização Brasileira e Cahiers du Cinema e nos diários Jornal do Brasil e Correio Braziliense.

Em 1975, depois de lançar o longa “Uirá, um Índio em Busca de Deus”, Gustavo Dahl assumiu  a superintendência de comercialização da Embrafilme, onde ficou até 1979. Em seguida foi presidente da Associação Brasileira de Cineastas de 1981 a 1983 e presidente do Concine de 1985 a 1987.

Presidiu o III Congresso Brasileiro de Cinema, realizado em 2000, em Porto Alegre e em 2001 se tornou o primeiro diretor presidente da Ancine – Agência Nacional do Cinema.

Foi casado com a atriz Maria Lúcia Dahl e faleceu em Trancoso, na Bahia, em 26 de junho de 2011, aos 72 anos, após sofrer um infarto fulminante.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação