MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


GUIOMAR GONÇALVES


Guiomar Gonçalves da Silva nasceu em 25 de março de 1923, na cidade de Vargem Grande, no Estado de São Paulo.

Antes de entrar para o rádio foi radiologista. Iniciou sua carreira artística na Rádio São Paulo, em 1943. Trabalhou nas Rádios Cruzeiro do Sul, Record, Bandeirantes, e depois passou para as Emissoras Associadas de São Paulo.

Dona de uma voz simpática e uma dicção perfeita, Guiomar Gonçalves era radiotriz. Nas Emissoras Associadas para Guiomar Gonçalves eram sempre dados os papéis mais difíceis e de maior responsabilidade. Quando a televisão chegou, porém, os elencos foram praticamente divididos, isto é, alguns elementos ficaram destinados mais às Rádios Tupi e Difusora e outros foram mais para a Televisão Tupi. Guiomar era muito querida na rádio e ali ficou.

Vez por outra, porém, ia fazer algum papel na TV. Assim fez o papel de Abigail, em “Ninho Encantado”, no “TV de Vanguarda“, em 1952.  Atuou também nas novelas “Oliver Twist”; “Noite Eterna”; “Teresa”; “O Cara Suja”; “A Cor de Sua Pele”; “O Anjo e o Vagabundo”; “Yoshiro, Um Poema de Amor”; “Paixão Proibida”; “Antonio Maria”; “Amor Sem Deus” e “A Fábrica”, todas na TV Tupi.

Foi para a TV Globo em 1973, quando atuou ao lado de Lima Duarte na novela “O Bem Amado”, nossa primeira novela a cores.

Em 1975, Guiomar Gonçalves mudou-se para os Estados Unidos da América do Norte, retornando ao Brasil apenas no final dos anos 1980. Ela faleceu em fevereiro de 1990, aos 67 anos de idade, na capital paulista.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação