MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


GUILHERME KARAN


Guilherme Pontes Karan nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 08 de outubro de 1957.

Era filho de um almirante, Alfredo Karan, que foi ministro da Marinha no governo militar de João Batista Figueiredo.

Ele sempre gostou de arte, principalmente de trabalhos cômicos, e foram personagens desse tipo que ele mais interpretou.

Começou no Cinema interpretando um cantor no filme “Luz Del Fuego” em 1982, e depois atuou em “O Rei do Rio” e viveu o Rubinho de “Rock Estrela”. Apesar de a partir da metade dos anos 1980 ele se dedicar bastante à TV, continuou a ser uma presença também constante no nosso Cinema. Atuou também em “O Homem da Capa Preta” em 1986, vivendo o apresentador Flávio Cavalcanti; “Super Xuxa Contra o Baixo Astral’ em 1988; “Stelinha” em 1990; “Bela Donna” em 1997; “Iremos a Beirute” em 1998; “Xuxa e os Duendes” em 2001 e “”Xuxa e os Duendes 2” em 2002.

Na TV Globo, Guilherme Karan chegou em 1984, participando da novela “Partido Alto“, mas em 1986 se transferiu para a TV Manchete e atuou nas novelas “Dona Beija”; “Tudo ou Nada” e “Carmem”. Em 1988, voltou para a TV Globo e foi um dos principais atores do seriado cômico “TV Pirata“, um grande sucesso de audiência da emissora.

A partir de 1990 não saiu mais da TV Globo e fez a novela  “Meu Bem, Meu Mal”, interpretando o engraçado Porfírio e seguiu com “Perigosas Peruas”; “Engraçadinha, Seus Amores e Seus Pecados”; “Explode Coração”; “Hilda Furacão”; “Pecado Capital”; “O Clone”, onde foi o Raposão; “Sítio do Picapau Amarelo” em 2003, vivendo Anibal e a novela “América”, em 2005, seu último trabalho na TV.

Guilherme Karan  se afastou das telinhas em 2006, após descobrir uma doença degenerativa, a mesma que já havia atingido sua mãe, e faleceu em 7 de julho de 2016, aos 58 anos de idade, na cidade do Rio de Janeiro..

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação