MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


GUEL ARRAES


Miguel Arraes de Alencar Filho é o nomede Guel Arraes, diretor de televisão e cineasta importante do Brasil. Ele éfilho do grande político Miguel Arraes, que foi inclusive governador do estadode Pernambuco. Exatamente em função disso , isto é, pela posição políticaque tinha seu pai, Guel Arraes morou muitos anos fora do país,principalmente naArgélia, para onde sua família foi para o exílio, junto com o pai. Guelnasceu no Recife, em 12 de dezembro de 1953..

Sua inclinação artística cedodespertou, mas ele desejou ser diretor, produtor, criador. E foi para o cinema epara a televisão.Ele começou já em posição de destaque, pois foi diretor dasérie:”Armação Ilimitada”, direcionada aos jovens, e que fez muitosucesso, pois reunia um trio de atores,que ficou famoso: Kadu Moliterno, EvandroMesquita, ambos apaixonados pela personagem de Andréa Beltrão. Essa série foiao ar em 1985, e ficou muitos anos no ar.Depois Guel Arraes dirigiu”TVPirata”, em 1988. E “O Auto da Compadecida”, em 1999. Essa sérietambém fez grande sucesso, tanto que depois foi transposta para o cinema, com adireção do mesmo Guel Arraes, no ano 2000. Curioso texto de Ariano Suassuna,contou com a interpretação brilhante dos atores: Selton Mello e MatheusNachtergale e ainda Fernanda Montenegro e Lima Duarte. Foi considerada pormuitos a melhor série que a televisão já fez. Ainda na Rede Globo deTelevisão, Guel Arraes dirigiu em 1994 o humorístico:”Casseta e Planeta”eem 2000:”Brava Gente”.

Guel Arraes hoje é Diretor de Núcleo, naRede Globo de Televisão.

Em cinema, que é o que Guel mais gosta defazer, em 83 ele fez montagem de:”O Rei da Vela”.Em 2000,dirigiu:”O Auto da Compadecida”, conforme relatado acima . E em2008:”Romance”. Em 2008, foi produtor de:”Meu Nome Não ËJohnny”.

Além desses principais trabalhosrelatados acima, Guel Arraes foi produtor de: “O Auto daCompadecida”,”Caramuru”, “A Invenção doBrasil”,”Lisbela e o Prisioneiro”,”O Auto daCompadecida”,”Os Normais-O Filme”, “Meu Tio Matou UmCara”, “O Coronel e o Lobisomem”.

Miguel Arraes ganhou os prêmios:MelhorDiretor e Melhor Roteiro, no Grande Prêmio Cinema Brasil, com:”O Auto daCompadecida”. Prêmio de Público, no Festival de Cinema Brasileiro deMiami, pelo mesmo:”Auto da Compadecida”.

Em 2010, é diretor do filme “O Bem Amado”, inspirado na novela de mesmo nome, que fez muito sucesso na TV Globo, no ano de 1973.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação