MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


GRACINDO JÚNIOR


Gracindo Junior chama-se Epaminondas Xavier Gracindo. Ele nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 21 de maio de 1943. Filho do veterano ator Paulo Gracindo, desde cedo freqüentou os ambientes artísticos e foi escolhendo sua profissão. Começou sua carreira em 1962, atuando na peça “A Escada”, de Jorge Andrade, e em seguida fez “Os Fantástikos”, uma peça musical. Depois fez “Onde Canta o Sabiá”, de Gastão Tojero.

Em 1966 participou da montagem de “AMegera Domada” e “O Burguês Fidalgo”, em 1968. Era já, portanto, um ator de teatro mas a verdade é que já estava se ligando à televisão, ou mais precisamente à Rede Globo de Televisão, onde desde 1965 participou das novelas “Rosinha do Sobrado”, “A Moreninha”, “Padre Tião”, “A Rainha Louca”.

Em 1969, Gracindo Junior ligou-se muito a autores brasileiros contemporâneos, como Oduvaldo Vianna Filho e outros. Atuou então em “Dura Lex Sed Lex”, “Alegro Desbum”, “Corpo a Corpo”, “Longa Noite de Cristal”, “Jorginho, o Machão”. Começou então a dirigir e a produzir. Assinou “Roda Cor de Roda”, “A Viúva Imortal”, e “É….”, “Arte Final”, “Sinal de Vida”. Concomitantemente fez televisão. Atuou na Rede Globo ,em “O Bem Amado”, “O Casarão”, “Memórias de Amor”, “Marron Glacê”, “Jogo da Vida”, “Quem Ama não Mata”.

Nos anos 80 atuou menos em teatro emais em televisão. Saiu da Rede Globo e, após fazer um bonito espetáculo em homenagem ao seu pai  “Paulo Gracindo, Meu Pai”, transferiu-se para aTV Manchete, onde fez “A Marquesa de Santos”, “Dona Beija”, “Tudo ou Nada”. Voltou à Globo e participou de “Mandala”, “O Salvador da Pátria”, “Araponga”, “Deus nos Acuda” e “Anjo de Mim”.

A paixão de Gracindo Junior pelo teatro, não o deixou afastar-se dele. Tanto que, ao mesmo tempo em que fazia seguidas novelas em emissoras de televisão, apresentava-se em teatro. Em 1987 fez longa temporada , com “Obrigado pelo Amor de Vocês”, e com esse trabalho esteve também em Lisboa. E ,na década de 90, fez “BlackOut”, e “O Altar do Incenso”.

Em 1999, o ator atuou em “Louca Paixão”, da TV Record. Mas , novamente na Rede Globo fez “Chiquinha Gonzaga”, “Aquarela do Brasil”, “Esplendor”, “Esperança”, “Celebridade”. E depois, novamente na Rede Record, atuou em “Cidadão Brasileiro”(2006) , “Luz do Sol” (2007), “Poder Paralelo (2009)”, “Ribeirão do Tempo” (2011), a minissérie “Rei Davi” (2012), a novela “Pecado Mortal” (2013) e o seriado “Plano Alto” (2014).

Gracindo Junior é pai do também ator Gabriel Gracindo.

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação