MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


GOULART DE ANDRADE


Luiz Felipe Goulart de Andrade nasceu no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro, em 6 de abril de 1933.

Seu avô era major do Exército e sua mãe foi a cantora Elisinha Coelho, que lançou a música “Rancho Fundo”, executada até os dias de hoje. Teve uma infância tranquila e quando ficou adolescente cismou que queria ser piloto comercial.

Mudou de ideia e começou a escrever para um  jornal de Copacabana. Logo passou para a “Última Hora“, de Samuel Weiner e a fazer roteiros de filmes. Fez um trabalho sobre Brasília e logo começou a andar pelas salas da TV Tupi e TV Rio. Fernando Barbosa Lima foi o primeiro, porém, a perceber o valor de Goulart de Andrade e o chamou para o programa “Preto no Branco”, ao lado de Oswaldo Sargentelli. Depois esteve na TV Continental.

Irrequieto e muito inteligente, logo despontou como ator, diretor e apresentador. Conseguiu trabalhar ao mesmo tempo em São Paulo e no Rio de janeiro e fez parceria com Nicete Bruno e Paulo Goulart no Teatro e no Cinema, onde atuou como ator no filme “A Marcha” em 1972.

Foi na TV Tupi, porém, que marcou definitivamente seu estilo. Começou com o programa “Três Leões Apresenta” e depois “Grandes Atrações Pirani“. Aí foi para a TV Globo, nos anos 1970 para o “Globo Repórter”, o “Globo Shell Especial” e o programa “Fantástico” nos seus primeiros anos.

Em 1978, na TV Globo, ele lançou o programa “Plantão da Madrugada“, que trouxe um estilo diferente de reportagem para a Televisão e que ele depois que saiu da Globo levou para várias outras emissoras com o nome de “Comando da Madrugada”.

Goulart de Andrade esteve na TV Gazeta, Bandeirantes, SBT, Manchete e Record News. Sempre entrevistando pessoas diferentes, descobrindo coisas curiosas e inusitadas. Foi ele, portanto, o descobridor desse filão, que é a madrugada, até então relegada.

Ele se casou quatro vezes, e desses casamentos nasceram cinco filhos. Nos últimos anos de vida apresentava o programa “Vem Comigo”, na TV Gazeta.

Goulart de Andrade faleceu em 23 de agosto de 2016, aos 83 anos de idade, em São Paulo, de uma doença pulmonar crônica.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação