MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


GONZAGUINHA


O cantor conhecido como Gonzaguinha chama-se Luiz Gonzaga do Nascimento Junior. Ele nasceu na cidade de Renascença,no Rio de Janeiro, em 22 de setembro de 1945. Era filho de Luiz Gonzaga do Nascimento, cantor nordestino, conhecido como Gonzagão. A mãe de Gonzaguinha era Odaléia Guedes dos Santos e ela era cantora do ” Dancing Brasil” e faleceu aos 46 anos, de tuberculose.

Filho de cantor, vivia no meios das artes e assim, bem cedo, até precocemente, escolheu sua careira. Compôs sua primeira canção aos catorze anos.O nome: ” Lembranças da Primavera”. Em 1961, com 16 anos, foi morar na cidade de Cocotá, com o pai para estudar. Mais tarde transferiu-se para a cidade do Rio de Janeiro, onde foi estudar Economia, na Universidade Cândido Mendes Ari Fontera. Na casa do psiquiatra Aluísio Porto Carrero, conheceu e se tornou amigo de Ivan Lins. Foi quando também conheceu Ângela, sua primeira mulher.Com ela teve dois filhos: Daniel e Fernanda. Mais tarde, teve a filha Amora Pêra, que se tornou atriz e era filha de Sandra Pêra.

Foi nessa época que Gonzaguinha fundou o ” Movimento Artístico Universitário”MAU, com Aldir Blanc, Ivan Lins, Márcio Proença, Paulo Emílio e César Costa Filho. Nos anos 70, esse movimento foi muito importante. Em 71, e resultou num programa da TV Globo: ” Som Livre Exportação”. Mas de postura crítica à ditadura, das 72 músicas montadas, 54 foram censuradas. O primeiro sucesso , dentre elas, foi: “Comportamento Geral”. Nesse período, Gonzaguinha foi apelidado de ” Cantor Rancor”, por suas cançôes ásperas. como “Piada Infeliz” e ” Erva”.

Na segunda metade da década de 70, para agradar a mídia, Gonzaguinha mudou seu estilo, e fez músicas mais gostosas. O sucesso dessa época foi: ” Começaria Tudo Outra Vez”. Também: ” Explode Coração” e “Grito de Alerta” fizeram sucesso. ´Suas músicas foram gravadas por cantoras importantes, como Simone, Maria Bethânia, Elis Regina.

Em 1975, Gonzaguinha tornou-se produtor independente e fundou o selo ” Moleque”.

Nos últimos doze anos de vida, viveu em Belo Horizonte, Minas Gerais, com sua segunda mulher Louise Margarete Martins, quando nasceu sua caçulinha Mariana.

Em 29 de abril de 1991, Luiz Gonzaga Junior foi vítima de grave acidente do quilómetro 30, da BR-280, que resultou em sua morte. Dentre os colegas que viajavam com o cantor, pois se dirigiam a um show, um veio a falecer.

Gonzaguinha fez muitas músicas de sucesso. dentro os quais: ” Comportamento Geral”, em1973. Em 76: “Chão, Pó, Poeira” e ” Sangrando”. Em 77: ” Espere Por Mim Morena”. Em 79, ao lado de Luiz Gonzaga:” A Vida do Viajante”. Em 80: “Ponto de Interrogação” e” Começaria Tudo Ourtra Vez”. Em 82: ” Ser, Fazer, Acontecer”. Em 83: “Feliz”. Em 84: ” Lindo Lago do Amor” e ” Nem o Pobre Nem o Rei”. Em 86: ” Mamão Com Mel”. Em 88: ” É”. Em 89: ” De Volta Ao Começo”. Em 91:” Avassaladora”. Em 94: ” Grito de Alerta”. Em 2007, após sua morte, sua música: ” E Vamos à Luta”, foi tema da novela: “Duas Caras”,da Rede Globo. (Essa música originalmente foi gravada em 1980).

Após sua morte, várias gravações foram feitas em sua homenagem.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação