MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


GLÓRIA PEREZ


O nome inteiro da escritora Glória Perez é Glória MariaFerrante Perez. Ela nasceu em Rio Branco, capital do estado do Acre, em 25de setembro de 1948. Mudou-se para o Rio de Janeiro e na UFRJ, UniversidadeFederal do Rio de Janeiro, fez História e depois mestrado, na mesmainstituição. Moça culta e inteligente, conseguiu emprego na Rede Globo deTelevisão e foi ser colaboradora da novelista Janete Clair, que se achavaadoentada. Isso aconteceu na novela:”Eu Prometo”. Era a primeira vezque Janete trabalhava com um colaborador. E aconteceu que ela foi piorando eacabou por morrer, no decorrer da novela. Foi Glória Perez quem encerrou otrabalho E o fez com perfeição., levando a trama até o final.

Glória Perez passou então à primeira linha, dentre osescritores de novelas brasileiras. E inovou bastante. Por exemplo: lançoucampanhas de utilidade pública através das telenovelas. Isso a fez muitopopular e querida. Fez campanha para localização de crianças desaparecidas.Por suas campanhas humanitárias, foi muitas vezes premiada, tanto no Brasil,como no exterior. Dentre eles recebeu prêmios nos Estados Unidos. Foramprêmios do FBI e do DEA, por campanha para auxiliar os dependentes químicos,que Glória enfocou na novela;”O Clone”. Em :”Carmem”,de 1987, escreveu sobre Aids. Em :”Barriga de Aluguel”, de 1990,tratou de troca de bebês em maternidades. E aí por diante. A autora enfocou:homossexualismo, deficiência visual,cleptomania, islamismo, etc.

Na minissérie: “Amazônia, de Galvez a ChicoMendes” , Glória Perez enfocou a saga do povo acreano, aliás o seu povo,para se incorporar ao Brasil e a luta pela preservação de floresta amazônica.

Glória Perez escreveu as seguintes obras:””EuPrometo”, em parceria com Janete Clair. Em 84:”PartidoAlto”, junto com Aguinaldo Silva. Em 87:”Carmem”, para aTV Manchete.Em 89: “Desejo”, minissérie para a Rede Globo.90,sempre na mesma emissora:”Barriga de Aluguel”. Em 92:”De Corpo eAlma”, de 1995:”Explode Coração”, em 98:” PecadoCapital”. Em 2001:”O Clone”. Em 2005:”América”. Em2007:”Amazônia, de Galvez a Chico Mendes”.

Em1992, no decorrer da novela:”De Corpo eAlma”, Glória Perez sofreu a maior dor de sua vida. Sua filhaDaniela Perez, atriz, que participava da novela, foi brutalmente assassinada porum colega Guilherme de Pádua e sua mulher Paula Nogueira Thomaz.Por motivotorpe eles a mataram, e foram condenados a dezenove anos de prisão, tendoconseguido, porém, liberdade condicional. em 1999. Glória Perez lançou-se comsua força e garra para que fosse feita justiça e sua posição foi de totalapoio e respeito por parte da sociedade brasileira.

Em 2009, Glória Perez escreveu a novela “Caminhos das Índias”, enorme sucesso do horário nobre da Globo, que ganhou o prêmio internacional Emmy, na categoria melhor novela.

Em 2010, viu suas obras “Caminhos das Índias” e “O Clone” serem adaptadas para versões latinas: “Camino a las Índias”, na TV Azteca e “El Clon”, na Telemundo.

Em 2012, fez “Salve Jorge”. Em 2013, o seriado “O Canto da Sereia”. E em 2014, outro seriado, “Dupla Identidade”.

Glória Perez é uma das melhores novelistas do Brasil.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação