MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


GLÓRIA MARIA


Glória Maria Malta da Silva nasceu no Rio deJaneiro, no dia 15 de agosto de 1943. Ela nasceu no bairro de Vila Isabel, ZonaNorte do Rio. Aos 16 anos começou a trabalhar, para ajudar a família, comotelefonista da Companhia Telefônica Brasileira. E isso servia para ajudá-la apagar seus estudos. E assim ela foi se encaminhando para o jornalismo, pois eramuito inteligente e desinibida, além de caprichosa, como diriam mais tarde seuscolegas de profissão. E ela mesma diz:”Como me esforçava muito, acabeisendo contratada pela Rede Globo. Isso após trabalhar um ano de graça”.Quando foi finalmente contratada pela Globo, largou o outro emprego.

Começou então como repórter. No início foidifícil, pois era época da ditadura do presidente Médici. E elaera uma jornalista que furava barreiras e por isso teve atritos com militares .Seu temperamento atrevido ficou conhecido de todos. E diz ainda Glória Maria,em suas entrevistas:”Já sofri preconceitos por ser mulher, negra e por tervindo de família pobre. Mas fui vencendo todos eles com trabalho, dignidade ehumildade. Por fim, tudo foi superado”. A jornalista esteve àfrente do” RJTV”, jornal da cidade do Rio de Janeiro. Depoispassou para o “Jornal Hoje”; “Jornal Nacional”e “GloboRepórter”, enfim, os melhores jornais da rede de televisão.

Em 1986, Glória Maria ganhou um lugar noprograma semanal:”Fantástico”. E em 1998 passou a ser a apresentadoraoficial desse programa, ao lado de Pedro Bial. E ali ficou por toda a vida, istoé, por um longo tempo. Suas entrevistas e reportagens, em verdade, eramverdadeiros furos de criatividade, ousadia. Ficou conhecida por essasreportagens especiais.Esteve no deserto do Saara; percorreu o caminho feito porCristo, de Israel ao Egito; esteve na Guerra das Malvinas, em 82;foi a primeiramulher a pular de asa delta, num vôo duplo; escalou montanhas e fezvárias peripécias extravagantes e aparentemente perigosas Mas ela as enfrentacom naturalidade e sorriso no rosto.. E ela diz:”Sou impulsiva e gosto dedesafios”.

Além disso Glória Maria se tornou mulher muito vaidosa eaté lançadora de modas. Cada domingo , dentro da revista semanal, um novotraje, um novo estilo, um modelo que foi marcando-a como uma das mais elegantesda televisão. Glória também tem um jeito peculiar de entrevistar e conversarcom o público. E ela comenta: “As pessoas se identificam com meu trabalho.Eu me envolvo com ele, participo da notícia.”

Glória Maria viajou a mais de cento e vinte países, epor isso tem dezenas de passaportes preenchidos.

Por motivos nunca inteiramente esclarecidos, GlóriaMaria foi afastada do”Fantástico”, em 2008 e em seu lugar entrou ajornalista Patrícia Poeta.

Em 2009, adotou duas meninas de Salvador, que conheceu durante visita à “Organização de Auxílio Fraterno”, OAF.

Em 2010, após longas férias, retornou a Globo para ser repórter especial do “Globo Repórter”.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação