MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


GIUSEPPE GHIARONI


O nome completo do jornalista Giuseppe Ghiaroni é Giuseppe Artidoro Ghiaroni. Ele nasceu na cidade de Paraíba do Sul, estado do Rio de Janeiro, em 22 de fevereiro de 1919 e faleceu na capital do Rio de Janeiro, em 21 de fevereiro de 2008. Além de jornalista, Ghiaroni foi também poeta.

Ghiaroni teve família bem humilde. Começou a trabalhar cedo, para ajudar nas despesas. Foi aprendiz de ferreiro, ajudante de cozinha e office-boy. Mas depois, logo ao mudar-se para a cidade do Rio de Janeiro, conseguiu um trabalho em um jornal e começou a redigir. Gostou e gostaram dele. Foi redator do “Suplemento Literário” e do jornal ” A Noite”. Depois passou para a importante emissora de rádio,a “Nacional”, que ficava no mesmo prédio, no centro do Rio, na praça Mauá. Ali, Ghiaroni passou para cronista da emissora e se consagrou.

Fez então cinema, redigiu o filme: ” Mãe”, que foi dirigido por Theóphilo de Barros Filho. em 1948.

Em seguida, Ghiaroni foi contratado pela TV Globo, onde fez inúmeros trabalhos, dentre os quais, foi assessor de Chico Anysio em seus programa humorísticos, na década de 90, quando era produzido, com muito sucesso a: ” Escolinha do Professor Raimundo”.

Como poeta, Giuseppe Ghiaroni deixou vários livros. Citemos: ” O Dia da Existência”, de 1941; ” A Graça de Deus”, de 1945, ” A Canção do Vagabundo”, de 1948 e ” A Máquina de Escrever”, de 1997.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação