MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


GILMELÂNDIA


O nome completo da apresentadora Gilmelândia é Gilmelândia Palmeira dos Santos. Ela nasceu em Salvador, capital da Bahia, em 20 de setembro de 1975. Além de apresentadora, é cantora e musicista. Faz vocal e toca violão.

Gilmelândia é filha de Joana D’Arc Palmeira e Orlando dos Santos. Seu nome foi criado pela junção de Gil, uma senhora amiga da mãe e mais nomes que ela gostava. Gil tem os irmãos: Angstron, Celsius e Flávia. Apesar de ter nascido em família muito pobre e simples, Gilmelândia sempre acalentou o desejo de ser artista. A mãe não queria e chegava a lhe bater. Na adolescência, a futura artista foi ser doméstica, para ajudar nas despesas da casa. Ao mesmo tempo, porém, estudou e se formou no Magistério. Tornou-se professora. Mas em 1990, uma vizinha lhe apresentou o músico Tom Caldas. Após ouví-lo tocar e cantar, começou com ele um namoro e começou a cantar em bares e lugares noturnos, o que fazia escondido da família, que não apoiava a vida artística. Mas ela fez dupla musical com Tom, depois com Pinote, com Jóia e com Laranja Mecânica. Em 1997, Gil separou-se de Tom Caldas, com um show de despedida na Lagoa do Abaeté, em Salvador. Depois disso, assinou contrato com a Universal Music, para ser a nova vocalista da “Banda Beijo”.

Em 1998, o músico Marquinhos Carvalho ouviu uma fita K-7 de Gil, gravação independente e levou para Netinho, o cantor , ouvir. Este procurava um novo casal vocal, para a “Banda Beijo”. Ele gostou de Gil e eles assinaram contrato, para que ela ficasse sendo a nova cantora do grupo. Gil teve que emagrecer 10 quilos, fazer nove meses de preparação de canto e dança, além de cortar os cabelos. Foi inteiramente reformulada E assim, participou, em fins de 1998, do álbum: “Banda Beijo Ao Vivo”, com a canção: ” Peraê”, que alcançou o 1º lugar nas paradas. E a moça brincava nos shows, dizendo: ” Não é banda beijo? Então tem que ter beijo.” Incentivando todos a se beijarem, enquanto cantava o sucesso: ” Beijo Na Boca”. Depois ela gravou: ” Meu Nome é Gil” e em seguida: ” Bate Lata”. Seu sucesso foi rápido.

Em 2001, Gil lançou seu primeiro álbum solo: ” Me Beija”, com a canção: ” Maionese”, também sucesso, que chegou logo ao 1º lugar no” Hot 100 Brasil”. Em 2002, lançou seu 2º álbum” Movimento'” com a canção: “Miau”. Depois Gil gravou a releitura de: ” Você Não Me Ensinou a Te Esquecer”. Em 2005, voltou ao cenário nacional, com a canção: ” Chegou o Verão”, no álbum: ” O Canto da Sereia”. Em 2009, lançou: ” Dominado”. Depois , a partir daquele ano, foi para a banda ” Vixe Maria”.

Gilmelândia também é apresentadora de televisão. Em 2007, apresentou o ” Viva a Noite”. Em 2009, o “Band Folia”. E em 2011, o ” Superpop”, no lugar da apresentadora oficial do programa, em licença maternidade, Luciana Gimenez.

Como atriz, Gil , fez em 2000, no SBT:” Ô Coitado”. Em 2001, na Rede Globo: ” Casseta e Planeta” e em 2002, ainda na Globo: ” A Turma do Didi”.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação