MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


GILBERTO LEIFERT


O nome completo é Gilberto Carlos Leifert. Ele nasceu na capital de São Paulo, em 17 de fevereiro de 1951. É filho de Waldemar Leifert, advogado e Júlia Imam Leifert. É pai de Tiago Leifert, jornalista e apresentador da TV Globo. Gilberto Leifert é formado em Direito pela USP – Universidade de São Paulo. Inicia a trajetória na área da comunicação com treze anos, como estagiário nas redações dos jornais ”O Estado de São Paulo“ e “Jornal da Tarde”, e na “Rádio Bandeirantes”.

No início de sua carreira de advogado, trabalhou no Banco Safra, Banco Geral do Comércio e Banco Union.

Em 1980, a convite de Petrônio Corrêa, presidente do CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, Gilberto Leifert foi contratado como diretor executivo daquela organização da sociedade civil recém fundada, sendo o responsável pelo início das operações do “tribunal da propaganda”. Na ocasião, a autorregulamentação era uma experiência inédita no país.
Permaneceu no cargo por cinco anos. A seguir, ainda por convite de Petrônio Corrêa, assumiu cargo de direção na MPM Propaganda, que na ocasião era a maior agência do Brasil. Depois da MPM, Leifert transferiu-se para a Semprel, agência de relações governamentais fundada pelo ex-ministro da Secom, jornalista, publicitário Saïd Farhat. Ali acompanhou as atividades da Assembleia Nacional Constituinte (1986-1988).

Por sua sugestão, emenda incorporada à Constituição de 88 (art. 22 inciso XXIX) estabelece que compete privativamente ao Congresso Nacional legislar sobre propaganda comercial (até então, iniciativas de câmaras de vereadores e assembleias estaduais poderiam inviabilizar os intervalos comerciais nacionais nas redes de rádio e TV, e mesmo a circulação nacional de revistas e jornais.)

Leifert trabalhou na Rede Globo por tinta anos. Em 1988, assume a área Relações com o Mercado, uma divisão da Superintendência Comercial. Em 2009, é promovido a diretor da Central Globo de Relações com o Mercado. As principais atribuições dessa área eram a formulação do padrão ético para os intervalos comerciais da Globo, a gestão do Programa Globo de Incentivo às Agências de Publicidade e a coordenação das ações de relações públicas dirigidas ao mercado publicitário (como o Prêmio Profissionais do Ano e o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1).

Em 1990, Gilbert Leifert passou a representar a ABERT no Conselho Superior do CONAR e em 1998 foi eleito presidente da entidade. Reconduzido por dez mandatos consecutivos, exercidos em caráter pro bono, deixou o cargo em 1998, pouco depois de se desligar da Globo em virtude de aposentadoria.
Por dois mandatos (2005-2007 e 2012-2014) representou a TV aberta perante o Conselho de Comunicação Social, órgão de assessoramento do Congresso Nacional, criado pela Constituição de 1988.

É fundador do CENP, órgão que disciplina as relações ético-comerciais do mercado publicitário por via de autorregulação.

Gilberto Leifert estreou como autor em 2021, com o livro de casos “Te Contei Essa?”

 
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