MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


GERALDO PEREIRA


Seu nome completo era Geraldo Theodoro Pereira. Ele nasceu na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, em 23 de abril de 1918. E faleceu no Rio de Janeiro, em 8 de maio de 1955. Foi cantor, compositor e sambista muito importante.

Sua vida:

Era filho de Sebastião Maria e de Clementina Maria Teodoro. Tinha três irmãos. Em 1930, mudou-se para a cidade do Rio de Janeiro., com o irmão mais velho Manuel Araujo. Foi trabalhar como ajudante do irmão, vendendo numa tendinha, no local chamado:” Buraco Quente”, no Morro da Mangueira.Em 1931, foi fazer os estudos primários na Escola Pará, em Vila Isabel. Além de estudar, foi ali que fez amizade com futuros sambistas, como Fernando Pimenta, Buci Moreira e Padeirinho. E ele também começou a cantar e depois a compor.

Aos 18 anos tirou carteira de motorista e foi contratado pela Prefeitura, para guiar o caminhão de lixo. Ficou nesse emprego a vida toda.

Aprendeu a tocar violão com Cartola e Aluísio Dias.

Em 1940, conheceu Isabel,sua musa inspiradora e a mulher com quem se casou.

Sua vida artística:

Em 1938, com 20 anos, compôs o samba: “ Farei Tudo”. Foi o primeiro de seus inúmeros sambas. E vários fizeram imenso sucesso. Citemos; “ Acabou a Sopa”, “ Acertei no Milhar”, “ Pode Ser?”, “ Quando Ela Samba”, “ Ai Que Saudade Dela”, “ Voz do Morro”, “ Você Está Sumindo”,” Sem Compromisso”, “Falsa Baiana”,Conversa Fiada”,” Pisei Num Despacho”,” Mais Cedo Ou Mais tarde”,” Chegou a Bonitona”, “ Que Samba Bom”,” Ministério da Economia”, “Não Consigo Esquecer” , “ Cabritada Malducedida”, “ Condita do Taioba”, e muitas outras.

Deixou um total de 30 gravações.

Grandes cantores gravaram suas músicas. Citemos: Cyro Monteiro, Heleninha Costa, Ari Monteiro,Blecaute,e muitos outros.

Em rádio:

Geraldo Pereira cantou nas emissoras de rádio do Rio de Janeiro. Cantou na Rádio Tamoio e na Rádio Nacional

Sua discografia:

Ele gravou nas gravadoras: Continental, Star,Sinter, RCA Victor, Columbia, Editora Globo..

Suas regravações:

O importante a se notar na carreira desse cantor e compositor, é que grandes nomes da música popular brasileira, vieram a regravar suas músicas. Assim o fez:João Gilberto, que recriou o samba de Geraldo Pereira: “ Bolinha de Papel”. Paulinho da Viola colocou músicas dele no trabalho: “Música Popular Brasileira”. Sua música: “ Ministério da Economia”, foi regravada por Leci Brandão. Chico Buarque regravou: “ Sem Compromisso”. Zizi Possi incluiu em seus shows: “ Escurinha”. Gal Costa regravou: “ Falsa Baiana”. E vários outros, com o comentário de que Geraldo Pereira tinha um ritmo que se assemelhava `à bossa-nova, surgida tantos anos depois.

Em cinema:

Em 1944, ele participou do filme brasileiro:” Berlim na Batucada”.

Sua morte:

Geraldo Pereira viveu apenas 37 anos. E morreu de forma estranha. Estava em um hospital e teve uma hemorragia intestinal, que concluíram ter sido consequência de uma briga travada dias antes , no bairro da Lapa, com o lendário malandro “ Madame Satã”.

HOMENAGENS:

Foram inúmeras as que ele recebeu após a morte. Mereceu o respeito de todos os seus colegas músicos.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação