MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


GERALDO MEIRELLES


Geraldo Meirelles nasceu na cidade de Casa Branca, interior de São Paulo, em 24 de fevereiro de 1926.

Ele iniciou sua carreira em 1940, como locutor de rádio e de circo. Trabalhou nas Rádios Tupi de Aparecida do Norte e Nove de Julho Difusora, de Casa Branca. Depois, em 1947, esteve nas Emissoras Associadas de Rádio em São Paulo, participando do programa de Lulu Benencase.

Em seguida criou um programa na Rádio Nove de Julho, na década de 1950, que ficou 20 anos no ar. Mas a emissora foi fechada pelos militares. Trabalhou ainda nas Rádios Tupi, Difusora e Aparecida do Norte.

Em 1964 ele foi o presidente da UASP (União dos Artistas Sertanejos de São Paulo), e entre 1966 e 1968,  escrevia uma coluna sobre música sertaneja na Revista Melodias. Seu programa na TV Cultura entre 1965/1966 se chamava “Cidade Sertaneja”.

Um pouco antes, em 1962, começou a apresentar na TV Cultura, o programa “Canta Viola”, primeira atração do gênero viola, com uma hora de duração. Depois, em 1966, o programa passou a ser transmitido pela TV Tupi de São Paulo.

De 1970 a 1973, Geraldo Meirelles foi diretor artístico da gravadora Copacabana. Em 1970, esteve na TV Bandeirantes, voltou para a Tupi, mas em 1971, foi apresentador da TV Record, e aí ficou até 1995.

Geraldo Meirelles também é compositor. Suas músicas de maior sucesso foram: ” Poema Sertanejo”, ” Carrossel da Vida”, ” Eta Saudade”,” Palavras de Amor e Fé” e “Samba de Roda”.

Ele morreu em sua cidade natal, Casa Branca, em 05 de julho de 2013.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação