MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


CASTRINHO


O nome do ator e comediante Castrinho é Geraldo Freire de Castro Filho. Ele nasceu no Rio de Janeiro, em 17 de outubro de 1940. Viveu sua infância num subúrbio carioca e sua vocação artística começou a despontar na adolescência, quando fazia shows e peças em que participava no Colégio Militar, onde estudava, por escolha de sua mãe. Seu forte era a comédia. Sabia divertir os colegas. Era um comediante nato.

Quando saiu do Colégio Militar, já sabia que queria ser ator, que essa era sua paixão, mas para prosseguir na vida, entrou no mercado financeiro, imobiliário e fez sucesso também nessas áreas. Foi empresário no setor de restaurantes, onde pode desenvolver sua outra paixão: a culinária. Ele é um homem de mil atributos.

Em 1968, porém, ingressou na televisão , no programa: ” Balança Mas Não Cai”, que foi da TV Paulista, e depois passou para a Rede Globo. Em 1973, Castrinho entrou no programa: ” Chico City”. Em 82, fez: “Chico Anysio Show”. Em 90: ” Escolinha do Professor Raimundo”, onde ficou famoso com os tipos:”Seu Geraldo” e o bordão: Geraaaaaldo e ” Cascatinha”. Em 1990, fez a novela: ” La Mamma”. Em 96: ” Chico Total”. Em 98: ” Malhação”. Em 2004: ” A Diarista”. Em 2005: ” Sob Nova Direção”. Em 2006, Castrinho foi para a Rede Record, onde em 2006 fez: ” Bicho do Mato”, em 2008: ” Amor e Intrigas”, em 2009: ” Poder Paralelo” e em 2013, “Dona Xepa”.

Na década de 80, Castrinho ficou famoso no Brasil inteiro, principalmente junto às crianças, por sua atuação no famoso programa: ” Balão Mágico”.

No cinema, Castrinho já fez mais de meia dúzia de filmes. Em 69, fez: ” Deu a Louca no Cangaço”. Em 84: “Uma Aventura do Corpo Humano”. Em 97: ” A Ostra e o Vento”. Em 99: ” Orfeu”. Em 2001: ” O Xangô de Baker Street”. Em 2003:” Deus É Brasileiro”. Em 2004: ” Onde Anda Você”.

Castrinho já virou livro infantil: ” Histórias e Charadas de Cascatinha”, que já tem 18 edições. Sua imagem já esteve em bonecos, biscoitos, toalhas de banho,etc.Chegou ao disco e em 82, fez sucesso com : ” O Orgulho do Papai”, ” Cascatinha Meu Garoto” e ” Rock do Cascatinha”.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação