MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


GERALDO DEL REY


Geraldo Homem Del Rey Silva nasceu na cidade baiana de Ilhéus, em 29 de outubro de 1930.

Formou-se pela Escola de Teatro da Universidade da Bahia. Ingressou depois no Teatro Oficina, na década de 1960. Teve importantes participações em peças de teatro, como “Édipo Rei”; “A Dama das Camélias”; “Auto da Compadecida”; “O Santo e a Porca”; “Pega Fogo”; “O Pagador de Promessas”; “A Escada” e “A Revolução dos Beatos”. 

Começou uma vitoriosa carreira no Cinema em 1958, no filme baiano “Redenção” e depois autou em “Bahia de Todos os Santos”; “A Grande Feira”; “Tocaia no Asfalto”; “O Pagador de Promessas”, o premiado filme de Anselmo Duarte; “Sol Sobre Lama”; “Lampião, o Rei do Cangaço”; “Deus e o Diabo na Terra do Sol”; “Menino de Engenho”; “Entre o Amor e o Cangaço”; “O Santo Milagroso”; “Cristo de Lama”; “O Vigilante em Missão Secreta”; “Bebel, a Garota Propaganda”; “Um Uisque Antes, Um Cigarro Depois”; “Anjos e Demônios”; “Ana Terra”; “Um Homem Tem Que Ser Morto”; “Núpcias Vermelhas”; “A Carne”; “Asa Branca- Um Sonho Brasileiro”; “A Idade da Terra”; “A Garota Dourada”; “Os Heróis Trapalhões-Uma Aventura na Selva” e “Dedé Mamata”. 

Em Televisão, Geraldo Del Rey começou na TV Excelsior, em 1961, no programa “Teatro Nove” e depois estreou nas novelas em “Um Dia…Talvez“, em 1963. Na mesma emissora ainda fez as novelas “Ilsa”, “Vidas Cruzadas”, “O Céu é de Todos”, “Em Busca da Felicidade”, “Anjo Marcado” e “Abnegação”. Em 1967, fez na TV Bandeirantes, a novela “Os Miseráveis” e depois participou, no mesmo ano, da versão da emissora para o “Sítio do Picapau Amarelo”.

Em 1968, Geraldo Del Rey vai para a Rede Globo e para o Rio de Janeiro, e faz três novelas: “A Gata de Vison” e no ano seguinte, “A Última Valsa” e “Véu de Noiva“. Em 1970, fez na TV Tupi do Rio de Janeiro, “E Nós Aonde Vamos?“. Em 1971, volta para São Paulo e na Rede Record participa das novelas “Editora Mayo, Bom Dia”, “Sol Amarelo” e “Os Fidalgos da Casa Mourisca“. Em 1972, passou para a TV Tupi, onde fez “Camomila e Bem-Me-Quer”; “Divinas e Maravilhosas”; “Barba Azul”; “O Sheik de Ipanema”; “Vila do Arco”; “Canção Para Isabel” e “Roda de Fogo”.

Em 1979, o ator passou para a TV Bandeirantes e fez “O Todo Poderoso“, e em 1982, fez no SBT a novela “A Leoa“. Voltou para a Bandeirantes em 1983 para atuar em “Braço de Ferro”. Em 1984, participou do seriado “Joana“, e em 1986, voltou a TV Globo para fazer a novela “Cambalacho“. Em 1988, na Bandeirantes, fez a minissérie “Chapadão do Bugre”, e no ano seguinte na minissérie “Colônia Cecília”. Em 1989 ainda, no SBT, esteve em “Cortina de Vidro“, e em seguida voltou para a Bandeirantes em “Capitães de Areia”, uma minissérie.

Em 1990, na TV Globo, atuou em “Lua Cheia de Amor”, ao lado de Marília Pêra e Francisco Cuoco. Seus últimos trabalhos em TV foram em 1992, primeiro na novela “Pedra Sobre Pedra” e depois na  minissérie “Anos Rebeldes“.

Geraldo Del Rey foi um ator tão bonito, que era chamado de “Alain Delon brasileiro”, por sua semelhança com o ator francês de grande fama. Teve uma carreira intensa de telenovelas e filmes, mas se filiou ao Partido Comunista Brasileiro, e por motivos políticos,  chegou a ser mandado embora da TV Globo e passou por um tempo dificil, tendo ido trabalhar numa loja que alugava roupas para festas.

O ator teve um câncer no pulmão, buscou cura indo morar em uma cidade bem pequena, na Serra da Mantiqueira, de nome Itanhandu, mas veio a falecer na capital paulista, em 25 de abril de 1993, com apenas 62 anos de idade.

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação