MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


GALVÃO BUENO


Galvão Bueno nasceu no dia 21 dejulho de 1950, no bairro da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro. Seu nomecompleto é Carlos Eduardo dos Santos Galvão Bueno . Ele é filho deMildred dos Santos, atriz de sucesso de rádio, teatro e TV,nas décadas de 40 e50 e de Aldo Viana Galvão Bueno, que era redator.

Os pais se separaram, antesmesmo do nascimento do menino. Ele ficou morando com a mãe no Rio deJaneiro até os seis anos. Mudaram-se , porém, para São Paulo etempo depois a mãe se casou com um empresário de tecidos, de nome CelsoGarcia, a quem Galvão Bueno chama de pai. Desde pequeno o garoto gostava deesportes e demonstrava sua vocação. Sempre falava muito e corretamente.

Excelente aluno de português, tinha o dom da oratória. Segundo a mãeMildred, o filho gostava muito de ouvir rádio, comprava revistas de esporte, eia aos estádios sempre que podia. Sua sala de estar tinha um grande tapete, quese gastou, tanto ali foi feito de campo de treino do garoto. Aos 14 anos GalvãoBueno fez equitação no Clube Hípico de Santo Amaro. E praticou:vôlei,futebol, handebol, natação, kart. Gostava de todos, mas não se destacou emnenhum. Só se destacou no basquete, que passou a treinar aos 11 anos, noColégio Rio Banco, em São Paulo, onde estudou.

Aos 15 anos mudou-se com afamília para Brasília e lá era conhecido como “Paulista”.Chegou à Seleção Juvenil do Distrito Federal. Lá conheceu a jogadora devôlei Lúcia, com quem se casou em 1972. Estava com 22 anos. Em São Paulo,depois de trabalhar numa fábrica de materiais plásticos, foi trabalharem rádio, em 1974. Logo passou para a televisão e esteve na TV Gazeta, RedeRecord, Rede Bandeirantes, Rede Globo.

Nesta emissora seu primeiro trabalhofoi na Bolívia, na Copa Libertadores, em 1981. No ano seguinte, já fez acobertura do Copa do Mundo. A partir de 1983,tornou-se o narrador oficial daFórmula 1, após a saída de Luciano do Valle, que foi para a TV Bandeirantes.Galvão Bueno, embora às vezes seja criticado pelos telespectadores e até porcolegas, mantém amizade com ídolos, como: Romário, Pelé, Barrichello,Ronaldo, Ayrton Senna e outros.

E por falar em Senna, foi com a narração deGalvão Bueno , que todo o Brasil ficou sabendo do enorme desastre e da morte dogrande ídolo automobilístico. Também foi Galvão Bueno quemnarrou o tetracampeonato e o pentacampeonato mundial de futebol, ganhospelo Brasil, assim como vários Jogos Olímpicos do tempos atuais.Em 1992, Galvão deixou a Rede Globo e foi para a CNT, com sede no estado doParaná. Mas o projeto de ganhar fôlego nacional, daquela emissora, nãovingou e no ano seguinte, Galvão Bueno já estava de volta à Globo. onde seencontra até hoje.

O grande narrador tem dois filhos:Cacá Bueno e Popó Bueno, ambos pilotos da categoria Stock Car.Atualmente ele está casado com Desirée.

Quando a voz de Galvão Buenodiz:”Bem, amigos”,todos sabem que verão pelas telas da televisão,emoções intensas, advindas de nossos esportes. Ele é o grande ícone dentreos narradores de esportes do Brasil.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação