MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


GAL COSTA


Maria da Graça Costa Pena Burgosé o nome da cantora Gal Costa. Ela nasceu em Salvador, no dia 26 desetembro de 1945. Filha de Arnaldo Burgos e Mariah Costa Pena, que foram grandesincentivadores seus. Em 1955, Gal se tornou amiga das irmãs Gadelha, Sandra eAndréia,chamada Dedé, futuras esposas de Gilberto Gil e Caetano Veloso, que setornaram cantores conhecidos em todo o país. Em 1959, Gal ouviupela primeira vez João Gilberto cantando:”Chega de Saudade”e ele aimpressionou tanto, que ela decidiu também ser cantora. Maria da Graçatrabalhava como balconista numa loja de discos. E não demorou muito paraela ser apresentada pela amiga Dedé a Caetano. E então ela estreou cantando aolado deles, em 1964, no espetáculo:”Nós, Por Exemplo”, no TeatroVila Velha, em Salvador. Sua voz e sua beleza impressionaram a todos. No mesmoperíodo participou de : Nova Bossa Velha”, com os mesmos parceiros. Eentão Gal foi para o Rio de Janeiro, seguindo os passos de Maria Bethânia.Gravou:”Sol Negro”; e depois”Eu Vim da Bahia”; e”Sim”, todos gravados pela RCA. Foi quando Gal conheceupessoalmente João Gilberto e participou do 1º Festival Internacional daCanção, quando cantou:”Minha Senhora”, que não fez sucesso. Em 67,Gal gravou o LP: “Domingo”, pela Philips, que passou depois a serPolygran, e onde ela ficou até 1983. Gal participou do IIIº Festival deMúsica Popular Brasileira, cantando de Gilberto Gil e Nana Caymmi:”BomDia”. e “Dadá Maria”. Participou ainda dodisco:”Tropicália” e “Panis e Circensis”, com as canções:”Mamãe Coragem”; “Parque Industrial”; “Enquanto SeuLobo Não Vem”. Gal esteve no IIIº Festival Internacional da Canção, daRede Globo, defendendo a música: “Gabriela Mais Bela”. Depoisparticipou do IV º Festival da TV Record, com “Divino Maravilhoso”.Em 1969 Gal Costa lançou o primeiro disco solo e se apresentou num espetáculo, que se chamou:”Gal”.

Em 1976, Gal Costa, ao lado dosamigos de sempre: Gil, Caetano e Maria Bethânia lançou o disco:”DocesBárbaros”,considerado uma obra-prima, mas que foi criticado à época. Em1980, Gal participou do especial”Mulher 80″,pela Rede Globo,seriado que teve além de Gal, Fafá de Belém, Elis Regina, Rita Lee, MariaBethânia e outras. Sempre enfocando a importância da mulher na músicabrasileira. Em 1983, Gal viajou por todo o Brasil, divulgando o projeto:”OGrande Circo Místico”, e que atingiu uma platéia de mais de 200apresentações.

Gal Costa, ainda que de forma reduzida,participou na versão brasileira do “We Are The World”, para levantarfundos para crianças da África.

Gal Costa é umas poucas cantorasque conseguiu transformar em sucesso toda a sua discografia. Podemoscitar como sucessos mais de 100 gravações. Vamos citaralgumas:”Coração Vagabundo”; “Baby”; “DivinoMaravilhoso”; “Que Pena”;” London London”; “FalsaBaiana”; “Sua estupidez”; “Pérola Negra”;”Índia”; “Desafinado”; “Volta”; “Trem dasOnze”; “Flor de Maracuja”; “Acontece”;”Teco teco”;Dois de Fevereiro”; “Mãe”; “Balancê”; “Ë LuxoSó”; “Faceira”; Aquarela do Brasil”;”CantaBrasil”; “Meu Bem, Meu Mal”; “Festa doInterior”;”Tema de Amor de Gabriela”;”Brasil”;”Cabelo”; “Caminhos do Mar”; “Ruas deOutono”; “Nossos momentos”; “Tá Combinado”;”Luade Mel”; “Meu Nome é Gal”; “Fera Ferida” e umainfinidade de outras gravações.

Gal Costa é considerada pormuitos a melhor cantora popular brasileira.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação