MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


GABRIEL O PENSADOR


Gabriel, o Pensador é o nome artístico de Gabriel Contino, que nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 4 de março de 1974. Ele é cantor e compositor. É filho da jornalista Belisa Ribeiro e por ser branco e culto, sofreu alguma descriminação, por parte de outros cantores, quando viram que ele se dedicou ao rap e ao pop, conseguindo ser um dos maiores nomes, nesse gênero de música. De fato, Gabriel estudou Comunicação Social na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. E foi quando ainda estava na faculdade, que se lançou na música.

Seu aparecimento foi em 1992, com a música:” Tô Feliz- Matei o Presidente”. O presidente era Fernando Collor de Mello, que havia acabado de renunciar ao cargo,durante o processo de impeachment que sofreu. Em 1993, Gabriel foi contratado pela gravadora Sony Music e foi lançado o disco: ” Gabriel o Pensador”, que ganhou todas as emissoras do Brasil, com as músicas: ” Loraburra”, ” Retrato de Um Playboy” e ” Lavagem Cerebral”. Sua músicas consideradas ” ácidas”, eram também divertidas e fizeram muito sucesso. Em 1995, ele lançou o álbum: ” Ainda É Só O Começo”, com as músicas: “Estudo Errado” e ” FDP”, ma não teve o mesmo sucesso. Em 1997, Gabriel Lançou: ” 2345meia 78″, que era o primeiro disco de: ” Quebra-Cabeça”. Sua irreverência foi logo bem recebida. Em seguida vieram as músicas: ” Cachimbo da Paz” e ” Festa da Música”. E o CD vendeu mais de um milhão de cópias. Havia ainda a canção: ” + 1 Dose”, baseada em ” Por Que A Gente É Assim”, do Barão Vermelho, que participou da gravação.

Gabriel, o Pensador, fez sucesso em Portugal e foi escolhido pela banda irlandesa U2, para fazer a abertura de suas shows no Brasil. Com isso cresceu ainda mais seu nome. Então ele lançou, em 1999: ” Nádegas a Declarar”, que contava com as músicas: ” Tô Vazando”, “Cahorrada e ” Astronauta”, parceria com Lulu Santos.Também contava com participações especiais de Fernanda Abreu, e do cantor Daniel Gonzaga, filho do também cantor Gonzaguinha, na canção: ” Não Dá Pra Ser Feliz”.Em 2001, Gabriel lançou: ” Seja Você Mesmo, Mas Não Seja Sempre o Mesmo”, com as músicas: ” Se Liga Aí”, ” Até Quando” e que teve participações de Digão, Raimundos e do cantor Lenine, em ” Brasa”. Em 2003, lançou em CD e DVD, o show : ” MTV- Ao Vivo”, com: “Loraburra”,” Festa da Música”, ” Cachimbo da Paz”. O trabalho tinha as inéditas: ” Retrato de Um Play-Boy-Parte 2″, ” mandei Avisar”, ” Cara Feia”, contando com participação de Lulu Santos, Ana Lima e os Titãs. O sétimo disco de Gabriel, lançado em 2005, foi: ” Cavaleiro Andante”. Nele o cantor recriou: ” Pais e Filhos”, sucesso da Legião Urbana e foram apresentadas mais dez composições com letras fortes , mas muito elaboradas, como: ” Tudo em Frente”, ” Sem Neurose”, ” Tempestade”.

Gabriel, o Pensador é casado com a cantora e atriz Ana Lima. Eles têm dois filhos Tom e Davi. Gabriel foi jurado na segunda edição do concurso: ” Soletrando”, do programa: ” Caldeirão do Huck”, da Rede Globo.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação