MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


FREDI KLEEMANN


O ator Fredi Kleemann nasceu em Berlim, capital da Alemanha, em 02 de setembro de 1927 e  seu nome verdadeiro era Alfred Siegmund Kleemann. Além de ator, ele também foi fotógrafo.

Fredi, que também é grafado como Fredy, veio para o Brasil com sua família, aos seis anos de idade, por serem refugiados da perseguição dos nazistas aos judeus. Em 1936, deu-se sua estreia como ator. Fez parte de um grupo de teatro amador na comunidade judaica. Comprou também sua primeira câmara fotográfica e passou a “ clicar” os amigos em eventos, encontros informais.

Em pouco tempo, Fredi Kleemann ficou conhecido tanto como ator como fotógrafo e foi uma figura muito importante na fase de implantação do teatro moderno em São Paulo e no Brasil.

Seu primeiro trabalho como fotógrafo profissional, foi na Fotóptica. Passou a fazer parte também do  Foto Cine –Clube Bandeirantes. Ficou amigo de vários profissionais, dentre eles o ator Marcos Jourdan, que cursava a EAD- Escola de Arte Dramática . E foi assim que Fredi começou a fotografar os atores do TBC- Teatro Brasileiro de Comédia. Conheceu aí a grande atriz Cacilda Becker , que o convidou para ser ator coadjuvante em suas peças, o que ele aceitou.

Em 1949, Fredi fez “Nick Bar…Álcool, Brinquedos, Ambições”, e em seguida esteve em ”O Anjo de Pedra”; “Seis Personagens à Procura de um Autor”; “Mortos Sem Sepultura” e “Eurídice”,

Quando Cacilda Becker deixou o TBC, Fredi a acompanhou e junto com Cleyde Yaconis, Walmor Chagas, Ziembinski e a própria Cacilda, fundou a Companhia Cacilda Becker.Montaram então: “O Santo e a Porca”; ”Jornada de Um Longo Dia Dentro da Noite”; “A Dama das Camélias”; ”Virtude e Circunstância”;  “Em Moeda Corrente do País”;  “A Visita da Velha Senhora” e ”O Mentiroso”.

Desde a montagem de “O Mentiroso”, Fredi foi contratado para ser o fotógrafo oficial da Companhia Vera Cruz. Antes das estréias, sempre havia um ensaio geral, com fotos feitas por Fredi, para a divulgação. E ele passou a ser o primeiro fotógrafo oficial para registro do teatro em São Paulo. E este foi o período mais profícuo do teatro.

Fredi Kleemann recebeu muitos prêmios como fotógrafo, tanto no Brasil como nos Estados Unidos, Canadá e Argentina. Foi o 1º sul-americano a ganhar prêmio no Salão Internacional de Paris. Com suas lentes e seu espírito de ator, registrava nuances particulares e muito marcantes, das cenas e da atuação dos atores.

Seu acervo de 12.000 fotos foi adquirido, em 1976, pela Secretaria de Cultura do Município de São Paulo. Nesse acervo há ensaios fotográficos, bonecos de divulgação, fotos de familiares e amigos, e fotos de cenas dos espetáculos teatrais.

Na Televisão ele participou em 1956 do “Teatro Cacilda Becker” e depois do “Teatro Philco” da TV Rio em 1956/57 e do “Teatro Studio V” em 1959. Também fez teleteatros nos primeiros anos da TV Cultura de São Paulo e participou da novela “Uma Sombra em Minha Vida” em 1964.

Fredi Kleemann faleceu aos 47 anos de idade, em 30 de outubro de 1974, em São Paulo, vítima de colapso cardíaco.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação