MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


FRANCO PAULINO


Franco Paulino nasceu em Belém, a capital do Estado do Pará, em 03 de agosto de 1941 e seu nome completo era Franco Paulino dos Santos Martires Filho.

Ainda criança, vem com seus pais morar no Rio de Janeiro, sendo aluno do tradicional Colégio Pedro II e com vinte anos já atua na redação do jornal Ultima Hora, onde faz importantes reportagens sobre Música Popular Brasileira.

Também trabalha como jornalista na revista O Cruzeiro, dos Diários Associados e na revista Intervalo, da Editora Abril, sempre escrevendo, opinando e cobrindo os grandes nomes da Música Popular.

Foi convidado para ser jurado do II Festival de Musica Popular Brasileira, ocorrido na TV Record em 1966, marcado pelo empate entre as músicas “Disparada” de Geraldo Vandré e Theo de Barros, interpretada por Jair Rodrigues e “A Banda” de Chico Buarque,  interpretada por ele e Nara Leão.

No ano seguinte, volta a ser jurado no III Festival da Record, vencido por Edu Lobo e Capinam, com o clássico “Ponteio”, cantado por Marília Medalha e Edu Lobo.

Franco Paulino, grande nome da critica especializada em MPB  no Brasil e também importante profissional das agencias de propaganda MPM e Norton, faleceu aos 76 anos de idade, no Rio de Janeiro, em 24 de setembro de 2017.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação