MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


FRANCISCO EGYDIO


Francisco Egydio nasceu na capital paulista, em 17 de janeiro de 1927. Foi um grande cantor. Atuou em rádio, televisão e gravou inúmeros discos.

O início da carreira de Francisco Egydio foi na Rádio Excelsior, em 1951. Logo foi procurado e contratado pela gravadora “Copacabana”, que era a mais importante da época. E gravou, em 1953, os sambas:” Rascunho Brasileiro” e “Sem Palavras” , em 78 rotações. Em 54, gravou a marcha: “ Espanhola Tentação” e “Nosso Amor Morreu”.

Nesse mesmo ano gravou,em homenagem ao 4º Centenário de São Paulo, o samba : “ Terra Bandeirante” e o dobrado: “ São Paulo das Bandeiras”, de autoria de Oscar Gomes Cardim.

Ainda em 54, gravou mais dois discos pela Copacabana, que foram: “ A Bahia te Espera”, e “ Operária” e o outro 78:” A Diferença” e “ Sombra e Água Fresca”. Em 1955, o cantor passou para a gravadora “Odeon” e gravou: “ Vera Cruz” e “ Quem Será?”, que fez muito sucesso. No mesmo ano gravou: “ Samba do Nego”, “ Jóquei Clube”. Em 56, gravou: “ Se Essa Nega Fosse Minha”, “ Pingo D’Água”.

No mesmo ano, em homenagem ao Santos Futebol Clube, gravou: “ Viva o Santos”, de Júlio Nagib.

E o cantor continuou gravando todos os anos. Ele gravou 20 discos em 78 rotações,muitos LPs. Esteve nas gravadoras: Copacabana, Odeon, Chantecler, Continental.E participou de várias coletâneas.

Suas principais gravações: Além das citadas acima:“ Feitiço da Vila”,” Palpite Infeliz”, “ João Ninguém”, “ Pedacinho Por Pedacinho”,“ Cinco Letras”,” Greve de Amor”,” Até Parece Castigo”,” Por Um Beijo de Amor”, “ Creio em Ti”, “ Noite Má”, “ Até Parece Castigo”, “ Leva-me Contigo”, “Um Minuto Só”, “ Maria Rosa”, “ Francisco Egydio Vive os Sucessos de Lupicínio Rodrigues”, “ Nervos de Aço”,” Esses Moços, Pobres Moços”, “Cadeira Vazia”, “ Exemplo”, “ Se Acaso Você Chegasse”< “ E O Mundo Segue Girando”, “Deus, Como Te Amo”, “ Vai”,” Chico Egydio”, “ Risque”, “Caminhemos”, “ Cinco Letras que Choram”, e muitas outras.

Na TV Tupi de São Paulo, em 1975. foi feita uma novela de muito sucesso, que se chamou: “ Meu Rico Português”. Nela Chico Egydio cantou a música: “ Estranha Forma de Vida”, que vendeu muito.

O cantor também participou de escolas de samba. Gravou em 1978, o LP: “Sambas de Enredo de Escolas de Samba”.

Ainda na década de 60, Chico Egydio participou do LP de Hebe Camargo, em que ela colocou vários cantores convidados. Ele se chamou: “ Hebe Comanda o Espetáculo”.

Em 1990, o cantor participou do LP:” Feitiço da Vila”, em homenagem a Noel Rosa e nele Francisco Egydio cantou: “Palpite Infeliz”.

Faleceu em 17 de outubro de 2007.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação