MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


FRANCISCO ALVES


Francisco de Morais Alves é o cantor Chico Alves, que foi cognominado:” O Rei da Voz”, por sua voz possante e firme. Ele nasceu no Rio de Janeiro, em 19 de agosto de 1898. Começou sua carreira artística em 1918, ainda bem jovem, quando gravou a música carnavalesca: ” O Pé de Anjo”, do compositor Sinhô.

Praticamente todas as músicas que gravou fizeram sucesso e elas são tantas, que vamos enumerar algumas Em 1928 gravou: ” A Voz Do Violão” e ” Malandrinha”..Em 1930, gravou: ” Dá Nela”; ” È Sim Senhor”;” Seu Doutor”; “Seu Julinho Vem “;” É Sopa, È Sopa”;” Hino A João Pessoa”. Em 31: ” Se Você Jurar”. Em 33: “Fita Amarela”,” Feitio de Oração”. Em 35:” Grau Dez”. Em 36: ” Boa Noite Amor”,” Pula A Fogueira”. Em 37: ” Serra Da Boa Esperança”.Em 39: ” Boa Noite, Amor” e ” Brasil”.Em 41: ” Perfídia”; ” Eu Sonhei Que Tu Estavas Tão Linda”; ” Canta Brasil”; e: ” Valsa da Despedida”. Em 42: ” Sandália de Prata”.Em 44: ” Canção do Expedicionário”; ” Que Rei Sou Eu”, ” Isaura” e ” Com Pandeiro Ou Sem Pandeiro”. Em 46: ” Minha Terra” e ” Fracasso”.” Em 47: ” Nervos de Aço”; ” Cinco Letras que Choram”; ” Caminhemos” e “Marina”. Em 48: “Falta Um Zero No Meu Ordenado”; ” Esses Moços” e ” Quem Há de Dizer”.Em 49: “Cadeira Vazia” e ” A Lapa”. Em 51: ” Retrato Do Velho”. Em 52: ” Confete”e ” Canção de Criança”.

,Além de grande cantor e inigualável sucesso, Francisco Alves também compôs belas e importantes músicas. Compôs, em parceria com Orestes Barbosa: ” A Mulher Que Ficou na Taça”; ” Meu Companheiro”. ” Dona da Minha Vontade” e ” Por Teu Amor”.

Francisco Alves foi retratado em cinema e televisão, sendo que o cantor Cyl Farney fez seu papel no filme: “Chico Viola Não Morreu”; o ator Mario Gomes o interpretou em ” Tabu” e Jandir Ferrari, no filme: ” Nelson Gonçalves”.

Francisco Alves foi vítima de uma grande desastre de automóvel na Via Dutra, entre as cidades de Pindamonhangaba e Taubaté, em 27 de setembro de 1952. Ele foi pranteado por todos os brasileiros, que o consideravam e consideram ainda o maior cantor popular de todos os tempos.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação