MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


FRANCARLOS REIS


Francarlos Reis nasceu na cidade de Piracicaba, no interior paulista, em 27 de dezembro de 1941.

Ele estudou Direito e formou-se pela PUC de Campinas, em 1965. Depois, mudando-se pára o Rio de Janeiro, continuou os estudos, pois pretendia ser diplomata. Fez então uma viagem a Londres, em 1969, onde assistiu a apresentação da peça “Hair” e resolveu ser ator.

Como sabia tocar piano, sobrevivia tocando em bares e boites. Foi assim que conheceu o ator Armando Bogus, que o convidou a fazer um teste para uma peça, que era justamente a montagem de “Hair” no Brasil, o espetáculo que tanto o tinha fascinado. Ele se formou em 1974 pela Escola de Arte Dramática da USP, e em seguida fundou o Grupo Royal Bexiga Company com Ney Latorraca, Jandira Martini, Eliana Rocha e Ileana Kwasinski.

E assim Francarlos Reis começou nos palcos e participou de quase 60 espetáculos teatrais. Fez ainda grandes trabalhos, como “Em Moeda Corrente do País”; ”My Fair Lady”; ”Pasolini, Morte e Vida”; ”Capital Federal”; ”O Inspetor Geral”;  “Camas Redondas, Casais Quadrados”; “Operação Abafa”; “O País dos Elefantes”; “Memórias do Mar Aberto”; ”Medéia Conta Sua História”; ”Um Ponto de Luz”; ”O Jardim das Cerejeiras”; ”Com a Pulga Atrás da Orelha”;  “O Doente Imaginário”; “Pequenos Burgueses”. ”A Noviça Rebelde”; “O Abajur Lilás”; “Laços Eternos”; “Porca Miséria”; ”A Puttanesca” e “A Noviça Rebelde” que ele atuava, quando faleceu repentinamente.

Como diretor de teatro, Francarlos Reis dirigiu “Comunhão de Bens”; “O Dia em que Alfredo Virou a Mão”; “Pasolini, Morte e Vida” e “Os Arquivistas”, esta última em 2004.

Em Televisão, Francarlos começou em 1973, na TV Record, onde fez a novela “Venha Ver o Sol na Estrada”, de Leilah Assumpção. Em 1974, fez, na TV Cultura o teleteatro ”Vestido de Noiva”, e em 1982, na mesma emissora, participou da minissérie “As Cinco Panelas de Ouro”. Em 1986, atuou na TV Globo no programa “Teletema“, e em 1997, foi para o SBT e entrou na novela “Chiquititas”. Depois em 2006, na TV Globo, fez o seriado “Carandiru, Outras Histórias”

Em 2006, o ator fez o filme “Onde Andará Dulce Veiga?”.

Francarlos Reis faleceu em 08 de abril de 2009, aos 67 anos de idade, na capital paulista, após sofrer um infarto fulminante no seu apartamento.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação