MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


FLÁVIO GUARNIERI


Flávio Eduardo Thompson Guarnieri nasceu em 26 de setembro de 1959, em Lisboa, capital de Portugal.

Filho do grande autor e dramaturgo Gianfrancesco Guarnieri e da jornalista Cecília Tompson, era irmão de Paulo Guarnieri, que também é ator.

Desde pequeno esteve ligado às artes e aos palcos, pois acompanhava os pais muitas vezes em seus trabalhos diários. Estava com 18 anos quando estreou em Cinema. Foi no filme “Parada 88, o Limite de Alerta” de 1978. Depois fez os filmes “As Viúvas Precisam de Consolo”; “Eles Não Usam Black-Tie” e “Janete”.

No Teatro, onde estreou em 1976, no espetáculo infantil “O Patinho Feio”, Flávio Guarnieri atuou em muitos espetáculos, se destacando em “Caixa de Sombras”; “O Labirinto”; “Dona Rosita, a Solteira”; “Blue Jeans”; “Um Grito Parado no Ar”; “Direita, Volver!”; “Camões”; “Dona Xepa”; “A Farsa da Esposa Perfeita”; “Castro Alves Pede Passagem”; “O Cara de Pau”; “O Gato de Botas” e “Sábado, Domingo e Segunda”.

Em 1978, estreou na Televisão no “Teatro 2″, na TV Cultura, no teleteatro “Retrato de uma Solteirona“, ao lado de Berta Zemel. A primeira novela foi em 1979, na TV Tupi, mas ele não deu muita sorte, pois a produção “Como Salvar Meu Casamento” foi interrompida, quando a emissora entrou em falência e fechou as portas.

Em 1981, Flávio fez “Os Adolescentes”, na TV Bandeirantes e com essa atuação ganhou um prêmio da APCA, como ator revelação. Em seguida, na mesma emissora fez “Ninho da Serpente” em 1982 e “Campeão” em 1983.

Passou a seguir para a TV Globo, onde fez episódios de “Quarta Nobre” e do “Caso Verdade”.  Em 1984, esteve no elenco da novela “Transas e Caretas”, mas voltou para a TV Bandeirantes para a minissérie “O Cometa”.

Ficou depois um bom tempo sem participar de novelas, fazendo apenas teatro e só voltou em 2006, fazendo uma participação especial na novela “Cidadão Brasileiro” na TV Record e depois um bom papel em “Amigas e Rivais”, no SBT, em 2008.

Seu último trabalho foi em 2015, no espetáculo “Irmãos, Irmãos, Negócios à Parte“, ao lado do irmão Paulo.

Flávio Guarnieri faleceu repentinamente, em 07 de abril de 2016, aos 56 anos de idade, vítima de leucemia.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação