MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


FERNANDO SEVERINO


José Fernando Severino, o Fernando Severino, nasceu em Coimbra, cidade dePortugal, famosa por sua Universidade. Lá ele nasceu em fevereiro de 1920.Severino lá viveu seus primeiros anos e lá estudou. Mas veio com sua família,pai, mãe e o irmão Rogério para o Brasil. Foram morar no Rio de Janeiro e setornaram totalmente brasileiros. Falavam sem nenhum sotaque. E ambos foramtrabalhar em publicidade. Depois de um tempo transferiram-se para São Paulo, epertenceram a Standard Propaganda. Fernando Severino casou-se com umatambém publicitária. E o casal teve uma filha. Mas foi o advento da televisãono Brasil, que modificou sua vida e também a de seu irmão. Eles foramcontratados por Assis Chateaubriand, o jornalista empresário, que tinha naocasião uma enorme rede de emissoras de rádios e de jornais. Foi ele tambémquem comprou a TV Tupi de São Paulo, a pioneira. Fernando Severino foio criador do primeiro departamento comercial da TV brasileira e, por conseqüência, o primeiro diretorcomercial . Começou na TV Tupi em 1950 e por lá ficou até o fechamento da emissora, em 1980 – sendo em longevidade o único a ocupar o mesmo cargo por tanto tempo em uma mesma empresa. Quando chegou à televisão, já tinha dez anos de experiência na área comercial, sempre mexendo com agências de publicidade. Seus primeiros cargos foram mídia e produtor. Veio para São Paulo no final da década de 1940 para assumir a gerência da Reunidas de Propaganda, mais tarde encampada pela agência Grandt.

Em 1960, nas comemorações dos 10 anos da TV Tupi de São Paulo, falando aos publicitários, Fernando Severino disse que, excluindo da lista os quatro grandes financiadores da parcela inicial de compra dos equipamentos da RCA Victor, detentores de espaços publicitários a baixo preço, não transformados em moeda recebível, e sim, lançados em seu crédito referente às verbas de sua contribuição, o canal 3 paulista atravessou quase todo o seu primeiro ano de vida com verbas dos varejistas. Mesmo assim as verbas de propaganda do vareja eram irregulares e sazonais. O primeiro contrato de publicidade firme foi assinado em dezembro de 1950 por uma firma cujos proprietários eram fascinados pela televisão. Fabricantes dos Tecidos Princesas, os irmãos Emílio William e Jean Haidar, donos da União Comercial de Tecidos eram convictos defensores da força das mensagens pela televisão. Segundo ele, o poder da TV era de tal ordem que, com poucos receptores e muitos televizinhos, os resultados da propaganda eram mais que satisfatórios. As agências de publicidade custaram muito tempo para convencer disso os anunciantes para os quais trabalhavam no transmissor.

Assis Chateaubriand, o proprietário das EmissorasAssociadas, e Fernando Severino criaram o sistema de visitas de publicitários. Traziam uma comitiva de publicitários do Rio de Janeiro, principalmente, para vender os horários comerciais. Para impressionar os visitantes, o principal ponto da visita era o mirante da torre da TV Tupi (no alto do Banco do Estado de São Paulo, o Banespa). Com o mote de que ali poderiam “ver o alcance aéreo do sinal da emissora”, deixavam admirados os publicitários com esta, que ainda hoje, é uma das mais bonitas visões da cidade.

Com o fim da Tupi em 1980, Fernando Severino foi para a Rede Manchete. Por lá ficou como diretor comercial por quatro ou cinco anos. Saiu de lá e passou depoispara o Memorial da América Latina, do qual foi diretor. E onde trabalhouaté o último dia de sua vida.

Em 1994, em São Paulo, faleceu em São Paulo o diretor comercialpioneiro, considerado por todos: um mestre.

 
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