MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


FERNANDO RAMOS DA SILVA


Fernando Ramos da Silva nasceu na capital paulista, em 29 de novembro de 1967.

Foi ator de cinema e de televisão.

Criança pobre, vivia na periferia de São Paulo e fazia bicos na rua, para sobreviver, ao lado de sua mãe, que era viúva e tinha seis filhos. Ela percebeu certa vez, uma oportunidade de melhorar de vida. Foi quando uma produtora de cinema se aproximou dela e do garoto e veio o convite jamais esperado, de fazer um teste para um filme.

O filme se chamaria “Pixote”. E aquilo que parecia, a principio um sonho, estava se tornando realidade. Fernando fez os testes e passou. O filme foi rodado, ele participou e então o grande milagre: “Pixote, a Lei do Mais Fraco“, dirigido por Hector Babenco foi premiado no Brasil e no exterior.

Em 1980, o filme, no qual participavam também importantes atores como Marília Pêra, Jardel Filho, Tony Tornado e Elke Maravilha, foi aclamado como o melhor filme brasileiro.

Fernando Ramos da Silva, considerado menino prodígio, recebeu o que lhe foi prometido pela produção e a seguir vieram alguns outros convites. Fez, em 1983, o filme “Eles Não Usam Black Tie” e depois “Gabriela”. Também veio um convite da televisão, e Fernando fez, em 1981, a novela “O Amor é Nosso”, na Rede Globo.

Porém, o pequeno astro, dava algum trabalho aos diretores de televisão, pois tinha dificuldade de decorar as falas. E os convites foram rareando e sumiram. O sonho, de repente, parecia terminar, aos olhos do garoto. A realidade que se apresentava era dura, pobre e sem graça. E ele, buscando a ilusão, começava a se envolver em atos desonestos e entrou para o crime.

E Fernando Ramos da Silva, assim como seus dois irmãos, foram mortos pela polícia, numa perseguição policial. Fernando morreu em 25 de agosto de 1987, antes de completar 20 anos.

A vida breve de Fernando Ramos da Silva deu origem ao filme “Quem Matou Pixote?”, baseado no livro “Pixote Nunca Mais”, escrito por Cida Venâncio, que havia sido mulher de Fernando.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação