MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


FELIPE WAGNER


Filip Szafran Wagner nasceu em 15 de julho de 1930, na cidade de Paris, capital da França.

Chegou ao Brasil em 1936, onde se tornou simplesmente Felipe Wagner, e era irmão da atriz Ida Gomes, pai da também atriz Débora Olivieri e primo da atriz Shulamith Yaari.

Com 17 anos ele estreou no Teatro em “A Filha de Iório” e depois atuou também em “Já é Manhã no Mar”; “O Às de Ouro”; “Na Terra Como no Céu” e “Os Jograis de São Paulo”.

No Cinema ele chegou em 1953, na comédia “A Família Lero-Lero“, e em 1958, atuou em “O Cantor e o Milionário”. Voltou para as telas grande apenas em 1979, quando esteve em “Amante Latino” e em 1985, para fazer “Pedro Mico“, filme estrelado por Pelé. Ainda atuou em “A Terceira Morte de Joaquim Bolivar” em 2000; “Copacabana” em 2001; “Lost Zweig” em 2002 e “Bela Noite Para Voar” em 2005.

Felipe Wagner foi para a Televisão em 1955, fazer o programa “Teatro da Juventude” na TV Tupi.  Depois atuou em várias edições do “Grande Teatro Tupi” e no “Noite de Gala” na TV Rio, tendo participado também do “Teatro Nove” na TV Excelsior.

A estréia nas novelas aconteceu na Rede Globo, em 1970, quando fez a novela “Irmãos Coragem”, participando depois de “O Rebu”; “Senhora”; “Maria, Maria”; “Memórias de Amor” e da minissérie  “Quem Ama Não Mata”.

Depois passou para a Rede Manchete e atuou em 1985, no remake de “Antonio Maria”; em 1986, na novela “Tudo ou Nada” e em 1988, na novela “Olho Por Olho“. Em 1989, novamente na Globo, fez o programa “Os Trapalhões”; a minissérie “República” e as novelas “Rainha da Sucata”; “Gente Fina” e “De Corpo e Alma”, além da minissérie “Tereza Batista” em 1992 e de algumas participações no “Você Decide“.

Em 1997, de volta para a TV Manchete, atuou na novela “Mandacaru“, e dois anos depois estava na Globo, participando de “Terra Nostra” e em seguida dos seriados “A Grande Família” e “A Diarista”, além do humorístico “Zorra Total”, onde esteve entre 2000 e 2013.

Felipe Wagner faleceu em 1º de julho de 2013, aos 82 anos de idade, de infarto fulminante, na cidade do Rio de Janeiro.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação