MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


FAUSTO WOLFF


Fausto Wolf é jornalista e escritor. Ele nasceu na cidade de Santo Ângelo,no Rio Grande do Sul, em 8 de julho de 1940 e faleceu em 5 de setembro de 2008, no Rio de Janeiro. Fausto Wolff era seu pseudônimo. Seu nome era Faustin Von Wolffenburttel.

Fausto Wolff começou a trabalhar aos 14 anos, como contínuo e repórter, do jornal ” Diário de Porto Alegre”. Aos 18 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro e logo conseguiu trabalho. Esforçado , logo passou a fazer três colunas em jornais diferentes simultaneamente. Escrevia sobre televisão, no ” Jornal do Brasil”, sobre teatro, na ” Tribuna da Imprensa” e sobre política, no ” Diário da Noite”. Suas opiniões, sempre fortes, chegaram à televisão. Passou a participar do ” Jornal de Vanguarda”, de Fernando Barbosa Lima, em 1963.

Mas, polêmico que era, veio a censura em 1964 e Fausto exilou-se na Europa, onde esteve por 10 anos, na Dinamarca e na Itália. Mesmo no exílio, ele foi um dois editores da revista famosa: ” O Pasquim”. Foi também professor de teatro e literatura, nas Universidades de Copenhaghe e Nápoles.

Voltou ao Brasil em 1978, e foi trabalhar no jornal: ” O Globo”, no ” Jornal do Brasil” e no ” Pasquim”, ao qual se dedicou cada vez mais. Apoiou Leonel Brizola, em 82, como candidato ao governo do Rio. Dessa experiência resolveu escrever: ” Rio de Janeiro, Um Retrato: A Cidade Contada Por Seus Habitantes”, de 1985. Aliás, ele já havia escrito vários outros livros.Em 1966, escreveu: ” O Acrobata pede Desculpas e Cai”. Em seguida, escreveu: ” O Sorriso Distante”. Em 1978: ” Matem o Cantor e Chamem O Garçom”. Em 79: “Sandra na Terra do Antes”.Em 1982: ” O Dia Em Que Comeram o Ministro”. E ainda: ” Os Palestinos Judeus da 2ª Guerra Mundial”. Em 84: ” Tristana- A Maior Gota D’Água do Mundo” e ” Carta de Um Autor aos Estudantes”. Em 88: “ABC de Fausto Wolff”. Em 1996: ” A Mão Esquerda”. Em 97: ” Detonando a Notícia:Como a Mídia Corrói a Democracia Americana” e ” O Homem e Seu Algoz”. Em 98: ” O Nome de Deus”: 10 histórias. Em 2000: ” Cem Poemas de Amor e Uma Canção Despreocupada” e ” O Lobo Atrás do Espelho”. Em 2001: O Pacto de Wolffenbuttell e a Recriação do Homem”. Em 2002: ” O Ogre e o Passarinho”. Em 2003: ” O Gaiteiro Velho”. Em 2004: ” A Imprensa Livre de Fausto Wolff”. Em 2005: ” A Milésima Segunda Noite”. Em 2007: ” Branca de Neve e Outras Histórias” e em 2008: ” Olympia”.

Em 1997, o escritor recebeu o Prêmio Jabuti, concedido pela Cãmara brasileira do Livro, pelo romance: ” A Mão Esquerda”. Voltou a ficar entre os indicados em duas outras oportunidades, na categoria Poesia. Em 2008, foi finalista ao Prêmio Portugal Telecom de Literatura.

Fausto Wolf também fez cinema. Foi co-roteirista do filme dinamarquês; “Jorden er Flad”, em que foi também ator. Foi ator, em filmes de amigos: ” Tanga- Deu no New York Times”, de Henfil; ” Natal na Portela” e ” O Viajante”, de Paulo César Saaceni.

O interesse pelo autor Fausto Wolff é enorme na área acadêmica e há muitas teses de mestrado e doutorado inspiradas em seus livros. Ele participou da revista de humor: ” Bundas”.

O escritor morreu em 2008, com hemorragia digestiva.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação